/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes na profissão de uma costureira podem contribuir para fazer a aproximação do contexto social ao espaço escolar. O referencial teórico adotado fo...
Autor principal: | ARAÚJO, Nadiane Ribeiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4334 |
Resumo: |
---|
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa, cujo
objetivo é analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes na
profissão de uma costureira podem contribuir para fazer a aproximação do contexto
social ao espaço escolar. O referencial teórico adotado foi na perspectiva da
Etnomatemática, por ser um Programa que relaciona o cotidiano com a matemática,
tendo como pioneiro o professor e pesquisador Ubiratan D’Ambrosio. A pesquisa se
caracteriza, quanto a finalidade como aplicada; quanto ao objetivo como descritiva e
exploratória; quanto a abordagem como qualitativa; quanto ao método como
hipotético-dedutivo e quanto ao procedimento como bibliográfico e, por ser realizada
com apenas um indivíduo, a costureira e moradora da cidade de Terra Alta/PA, como
Estudo de Caso. Os resultados desta pesquisa apontaram que a colaboradora,
consegue desenvolver conhecimentos matemáticos próprio de sua cultura e, que ao
observar a confecção de uma peça, neste caso, a saia godê total é possível
desenvolver atividades que possam conduzir os estudantes a um ensino matemático
mais significativo, que valorize a cultura e a diversidade dos estudantes. Dessa forma,
compreendemos que mesmo com seu conhecimento limitado em relação a
Matemática Formal, é possível desenvolver conhecimentos matemáticos integrados a
partir da interação entre o conhecimento matemático formal trabalhado nas salas de
aula e o conhecimento matemático informal utilizado pela colaboradora, no
desenvolvimento das peças de roupas confeccionadas por ela, fazendo a
aproximação do contexto social ao espaço escolar. |