/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes na profissão de uma costureira podem contribuir para fazer a aproximação do contexto social ao espaço escolar. O referencial teórico adotado fo...
Autor principal: | ARAÚJO, Nadiane Ribeiro de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4334 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4334 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-43342022-08-31T03:05:22Z As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira ARAÚJO, Nadiane Ribeiro de LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Etnomatemática Roupas - Confecção Ethnomathematics Dressmaking CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes na profissão de uma costureira podem contribuir para fazer a aproximação do contexto social ao espaço escolar. O referencial teórico adotado foi na perspectiva da Etnomatemática, por ser um Programa que relaciona o cotidiano com a matemática, tendo como pioneiro o professor e pesquisador Ubiratan D’Ambrosio. A pesquisa se caracteriza, quanto a finalidade como aplicada; quanto ao objetivo como descritiva e exploratória; quanto a abordagem como qualitativa; quanto ao método como hipotético-dedutivo e quanto ao procedimento como bibliográfico e, por ser realizada com apenas um indivíduo, a costureira e moradora da cidade de Terra Alta/PA, como Estudo de Caso. Os resultados desta pesquisa apontaram que a colaboradora, consegue desenvolver conhecimentos matemáticos próprio de sua cultura e, que ao observar a confecção de uma peça, neste caso, a saia godê total é possível desenvolver atividades que possam conduzir os estudantes a um ensino matemático mais significativo, que valorize a cultura e a diversidade dos estudantes. Dessa forma, compreendemos que mesmo com seu conhecimento limitado em relação a Matemática Formal, é possível desenvolver conhecimentos matemáticos integrados a partir da interação entre o conhecimento matemático formal trabalhado nas salas de aula e o conhecimento matemático informal utilizado pela colaboradora, no desenvolvimento das peças de roupas confeccionadas por ela, fazendo a aproximação do contexto social ao espaço escolar. 2022-08-30T12:30:43Z 2022-08-30T12:30:43Z 2022-02-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ARAÚJO, Nadiane Ribeiro de. As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4334. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4334 por Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Etnomatemática Roupas - Confecção Ethnomathematics Dressmaking CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Etnomatemática Roupas - Confecção Ethnomathematics Dressmaking CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA ARAÚJO, Nadiane Ribeiro de As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira |
topic_facet |
Etnomatemática Roupas - Confecção Ethnomathematics Dressmaking CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado de uma pesquisa, cujo
objetivo é analisar de que forma os conhecimentos matemáticos presentes na
profissão de uma costureira podem contribuir para fazer a aproximação do contexto
social ao espaço escolar. O referencial teórico adotado foi na perspectiva da
Etnomatemática, por ser um Programa que relaciona o cotidiano com a matemática,
tendo como pioneiro o professor e pesquisador Ubiratan D’Ambrosio. A pesquisa se
caracteriza, quanto a finalidade como aplicada; quanto ao objetivo como descritiva e
exploratória; quanto a abordagem como qualitativa; quanto ao método como
hipotético-dedutivo e quanto ao procedimento como bibliográfico e, por ser realizada
com apenas um indivíduo, a costureira e moradora da cidade de Terra Alta/PA, como
Estudo de Caso. Os resultados desta pesquisa apontaram que a colaboradora,
consegue desenvolver conhecimentos matemáticos próprio de sua cultura e, que ao
observar a confecção de uma peça, neste caso, a saia godê total é possível
desenvolver atividades que possam conduzir os estudantes a um ensino matemático
mais significativo, que valorize a cultura e a diversidade dos estudantes. Dessa forma,
compreendemos que mesmo com seu conhecimento limitado em relação a
Matemática Formal, é possível desenvolver conhecimentos matemáticos integrados a
partir da interação entre o conhecimento matemático formal trabalhado nas salas de
aula e o conhecimento matemático informal utilizado pela colaboradora, no
desenvolvimento das peças de roupas confeccionadas por ela, fazendo a
aproximação do contexto social ao espaço escolar. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ARAÚJO, Nadiane Ribeiro de |
title |
As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira |
title_short |
As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira |
title_full |
As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira |
title_fullStr |
As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira |
title_full_unstemmed |
As práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira |
title_sort |
as práticas informais como campo de aproximação entre o contexto social e o espaço escolar: saberes e fazeres matemáticos de uma costureira |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4334 |
_version_ |
1787155228851699712 |
score |
11.755432 |