Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e soc...

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4546
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45462022-09-27T03:00:29Z Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa NUNES, Marly dos Anjos http://lattes.cnpq.br/6229676908658121 FERREIRA NETO, Oséas Guimarães http://lattes.cnpq.br/4439539690815343 Teoria dos números Aritmética modular Jogo matemático Dominó dos restos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada. 2022-09-26T18:33:32Z 2022-09-26T18:33:32Z 2022-06-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa. Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular. Orientadora: Marly dos Anjos Nunes. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Teoria dos números
Aritmética modular
Jogo matemático
Dominó dos restos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Teoria dos números
Aritmética modular
Jogo matemático
Dominó dos restos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa
Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
topic_facet Teoria dos números
Aritmética modular
Jogo matemático
Dominó dos restos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada.
author_additional NUNES, Marly dos Anjos
author_additionalStr NUNES, Marly dos Anjos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa
title Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
title_short Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
title_full Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
title_fullStr Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
title_full_unstemmed Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
title_sort dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546
_version_ 1787155312190423040
score 11.753735