/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e soc...
Autor principal: | BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4546 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-45462022-09-27T03:00:29Z Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa NUNES, Marly dos Anjos http://lattes.cnpq.br/6229676908658121 FERREIRA NETO, Oséas Guimarães http://lattes.cnpq.br/4439539690815343 Teoria dos números Aritmética modular Jogo matemático Dominó dos restos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada. 2022-09-26T18:33:32Z 2022-09-26T18:33:32Z 2022-06-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa. Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular. Orientadora: Marly dos Anjos Nunes. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Faculdade de Matemática. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546. Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Teoria dos números Aritmética modular Jogo matemático Dominó dos restos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Teoria dos números Aritmética modular Jogo matemático Dominó dos restos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular |
topic_facet |
Teoria dos números Aritmética modular Jogo matemático Dominó dos restos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada. |
author_additional |
NUNES, Marly dos Anjos |
author_additionalStr |
NUNES, Marly dos Anjos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa |
title |
Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular |
title_short |
Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular |
title_full |
Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular |
title_fullStr |
Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular |
title_full_unstemmed |
Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular |
title_sort |
dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4546 |
_version_ |
1787155312190423040 |
score |
11.753735 |