Artigo

Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes

This article scientific presents a study about Pedagogy of Alternation, with the aim of analyzing its contribution to field education. A bibliographic theoretical research was carried out with a qualitative approach that made it possible to deepen the knowledge regarding history, about the specific...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Jessiane Gonçalves da
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4982
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4982
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-49822023-01-14T03:06:41Z Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes SILVA, Jessiane Gonçalves da BRÍCIO, Vilma Nonato de http://lattes.cnpq.br/8117409710687344 https://orcid.org/0000-0003-2634-4189 Educação do campo Saberes Pedagogia da alternância Field education Knowledge Pedagogy of alternation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL This article scientific presents a study about Pedagogy of Alternation, with the aim of analyzing its contribution to field education. A bibliographic theoretical research was carried out with a qualitative approach that made it possible to deepen the knowledge regarding history, about the specific legislation of field education, and the principles of the Pedagogy of Alternation. This teaching method presents itself as an alternative of contextualized education, focused on economic, social and political development, it takes place in alternate time and space and the teaching instruments are elaborated from the reality of the school and its students, this proposal it gradually changes the context in which people are inserted, in addition to changing the lives and thoughts of young people. In the analysis it was evident that the Pedagogy of Alternation through the Family Centers for Training by Alternation (CEEFAS), has performed an important role in field education, as it has its own tools and an innovative approach that directly contributes to the teaching process. Este artigo científico apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância, com o objetivo de analisar sua contribuição para a educação do campo. Foi realizada uma pesquisa teóricobibliográfica com abordagem qualitativa que possibilitou aprofundar o conhecimento referente à história, sobre a legislação específica da educação do campo, e os princípios da Pedagogia da Alternância. Esse método de ensino apresenta-se como uma alternativa de educação contextualizada, voltada para o desenvolvimento econômico, social e político, acontece em tempo e espaço alternados e os instrumentos de ensino são elaborados a partir da realidade da escola e de seus alunos, essa proposta muda gradativamente o contexto em que as pessoas se inserem, além mudar a vida e o pensamento dos jovens. Na análise ficou evidente que a Pedagogia da Alternância por meio dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEEFAS) tem desempenhado papel importante para a educação do campo, pois possui ferramentas próprias e uma abordagem inovadora que contribui diretamente para o processo de ensino. 2023-01-13T18:06:38Z 2023-01-13T18:06:38Z 2022-08-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Jessiane Gonçalves da. Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes. Orientadora: Vilma Nonato de Brício. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4982. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4982 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação do campo
Saberes
Pedagogia da alternância
Field education
Knowledge
Pedagogy of alternation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação do campo
Saberes
Pedagogia da alternância
Field education
Knowledge
Pedagogy of alternation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
SILVA, Jessiane Gonçalves da
Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
topic_facet Educação do campo
Saberes
Pedagogia da alternância
Field education
Knowledge
Pedagogy of alternation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description This article scientific presents a study about Pedagogy of Alternation, with the aim of analyzing its contribution to field education. A bibliographic theoretical research was carried out with a qualitative approach that made it possible to deepen the knowledge regarding history, about the specific legislation of field education, and the principles of the Pedagogy of Alternation. This teaching method presents itself as an alternative of contextualized education, focused on economic, social and political development, it takes place in alternate time and space and the teaching instruments are elaborated from the reality of the school and its students, this proposal it gradually changes the context in which people are inserted, in addition to changing the lives and thoughts of young people. In the analysis it was evident that the Pedagogy of Alternation through the Family Centers for Training by Alternation (CEEFAS), has performed an important role in field education, as it has its own tools and an innovative approach that directly contributes to the teaching process.
author_additional BRÍCIO, Vilma Nonato de
author_additionalStr BRÍCIO, Vilma Nonato de
format Artigo
author SILVA, Jessiane Gonçalves da
title Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
title_short Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
title_full Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
title_fullStr Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
title_full_unstemmed Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
title_sort educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4982
_version_ 1787155345821401088
score 11.753735