Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano

This work with the theme: The practice of reading and writing through narrative genres in Portuguese language classes of elementary school -6th grade, aims to show the relevance of narrative genres for teaching reading and writing in Portuguese classes, a fact which led to the following question: Wh...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA NETO, José Guerreiro de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5103
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5103
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-51032023-01-19T03:07:06Z A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano LIMA NETO, José Guerreiro de LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/0831361269065172 Gêneros narrativos Leitura e Escrita Língua portuguesa Narrative genres Reading and Writing Portuguese language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This work with the theme: The practice of reading and writing through narrative genres in Portuguese language classes of elementary school -6th grade, aims to show the relevance of narrative genres for teaching reading and writing in Portuguese classes, a fact which led to the following question: What are the contributions that narrative texts bring to student learning in reading and writing. When demanding something from the student so that he can perform certain tasks, importance should not be given only to writing, making the student write meaningless, but rather learn to construct a text according to the rules of grammar, because writing is just a step in the process for the planning of a text and it is in this sense that the narrative genres will contribute to this action. For the development of the work, the methodology of qualitative research was carried out, as it allows for clearer projections that are interrelated with the topic under analysis. And as a data production tool, they took place through document analysis and bibliographic research. And to support the data and issues discussed, the studies of the following authors were chosen: Antunes (2009), Cagliari (2003), Fazenda (2001), Marcuschi (2005), Soares (2009), Rezende and Souza (2018). Analyzing the authors' references, it was concluded that the insertion of narrative genres in Portuguese language classes contributes to the learning of reading and writing of 6th grade students, as it allows them to learn the linguistic process in a way that relates to social and thus enabling the construction of the teaching-learning process with emphasis on reading and writing. Este trabalho com o tema: A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental -6º ano, tem por finalidade mostrar a relevância dos gêneros narrativos para o ensino de leitura e escrita nas aulas de Português, fato que conduziu a fazer a seguinte interrogativa: Quais as contribuições que os textos narrativos trazem para a aprendizagem do aluno no ler e escrever. Ao exigir algo do aluno para que ele realize determinadas tarefas não se deve dar importância apenas para a escrita, fazendo com que o aluno escreva sem sentido e sim aprenda a construir um texto conforme as regras da gramática, pois a escrita é apenas um degrau no processo para o planejamento de um texto e é nesse sentido que os gêneros narrativos contribuirão para esta ação. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, por possibilitar projeções mais claras e que se inter-relacionam com o tema em análise. E como ferramenta de produção de dados se deram por meio da análise documental e pesquisa bibliográfica. E para fundamentar com os dados e questões discutidas optou-se pelos estudos dos seguintes autores: Antunes (2009), Cagliari (2003), Fazenda (2001), Marcuschi (2005), Soares (2009), Rezende e Souza (2018). Analisando as referências dos autores, concluísse que a inserção dos gêneros narrativos nas aulas de Língua Portuguesa, contribui para a aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 6º ano, pois permite que ele aprenda o processo linguístico de maneira a relacionar com as práticas sociais e assim possibilitando a construção do processo de ensino-aprendizagem com ênfase na leitura e escrita. 2023-01-18T19:05:14Z 2023-01-18T19:05:14Z 2022-11-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA NETO, José Guerreiro de. A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano. Orientador: José Rinaldo Vasconcelos Lobato. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5103. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5103 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gêneros narrativos
Leitura e Escrita
Língua portuguesa
Narrative genres
Reading and Writing
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Gêneros narrativos
Leitura e Escrita
Língua portuguesa
Narrative genres
Reading and Writing
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
LIMA NETO, José Guerreiro de
A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
topic_facet Gêneros narrativos
Leitura e Escrita
Língua portuguesa
Narrative genres
Reading and Writing
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This work with the theme: The practice of reading and writing through narrative genres in Portuguese language classes of elementary school -6th grade, aims to show the relevance of narrative genres for teaching reading and writing in Portuguese classes, a fact which led to the following question: What are the contributions that narrative texts bring to student learning in reading and writing. When demanding something from the student so that he can perform certain tasks, importance should not be given only to writing, making the student write meaningless, but rather learn to construct a text according to the rules of grammar, because writing is just a step in the process for the planning of a text and it is in this sense that the narrative genres will contribute to this action. For the development of the work, the methodology of qualitative research was carried out, as it allows for clearer projections that are interrelated with the topic under analysis. And as a data production tool, they took place through document analysis and bibliographic research. And to support the data and issues discussed, the studies of the following authors were chosen: Antunes (2009), Cagliari (2003), Fazenda (2001), Marcuschi (2005), Soares (2009), Rezende and Souza (2018). Analyzing the authors' references, it was concluded that the insertion of narrative genres in Portuguese language classes contributes to the learning of reading and writing of 6th grade students, as it allows them to learn the linguistic process in a way that relates to social and thus enabling the construction of the teaching-learning process with emphasis on reading and writing.
author_additional LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos
author_additionalStr LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA NETO, José Guerreiro de
title A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
title_short A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
title_full A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
title_fullStr A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
title_full_unstemmed A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
title_sort prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5103
_version_ 1787155399944699904
score 11.653393