Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas

The present work presents a research regarding the teaching process in chemistry teaching during the Covid-19 pandemic. The purpose of this is to analyze the challenges and perspectives of chemistry teachers during Emergency Remote Teaching - ERE. Given the importance of this theme, a questionnaire...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5258
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5258
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52582023-02-17T03:00:30Z Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da BORGES, Fábio Cardoso http://lattes.cnpq.br/7244539013576635 https://orcid.org/0000-0001-5589-6228 Educação Pandemia Professores Education Pandemic Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The present work presents a research regarding the teaching process in chemistry teaching during the Covid-19 pandemic. The purpose of this is to analyze the challenges and perspectives of chemistry teachers during Emergency Remote Teaching - ERE. Given the importance of this theme, a questionnaire containing 16 questions was applied, prepared via Google Forms, with multiple choice and discursive questions, which was answered completely online, with the participation of 13 teachers. For the elaboration of this research, a qualitative approach of descriptive nature was used. The results obtained evidenced the challenges present in the teaching practice during the ERE, as well as their perspective regarding that moment. O presente trabalho apresenta uma pesquisa referente ao processo de docência no ensino em química durante a pandemia da Covid-19. O objetivo deste, é analisar os desafios e as perspectivas dos professores de química durante o Ensino Remoto Emergencial - ERE. Dada a importância dessa temática, aplicou-se um questionário contento 16 perguntas, elaborado via Google Forms, com perguntas de múltipla escolha e discursivas, o qual foi respondido de forma totalmente online, contando com a participação de 13 docentes. Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho descritivo. Os resultados obtidos, evidenciaram os desafios presentes na prática docente durante o ERE, bem como o olhar destes, a respeito desse momento. 2023-02-16T17:17:31Z 2023-02-16T17:17:31Z 2023-02-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da. Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas. Orientador: Fábio Cardoso Borges. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5258. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5258 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação
Pandemia
Professores
Education
Pandemic
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação
Pandemia
Professores
Education
Pandemic
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da
Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
topic_facet Educação
Pandemia
Professores
Education
Pandemic
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The present work presents a research regarding the teaching process in chemistry teaching during the Covid-19 pandemic. The purpose of this is to analyze the challenges and perspectives of chemistry teachers during Emergency Remote Teaching - ERE. Given the importance of this theme, a questionnaire containing 16 questions was applied, prepared via Google Forms, with multiple choice and discursive questions, which was answered completely online, with the participation of 13 teachers. For the elaboration of this research, a qualitative approach of descriptive nature was used. The results obtained evidenced the challenges present in the teaching practice during the ERE, as well as their perspective regarding that moment.
author_additional BORGES, Fábio Cardoso
author_additionalStr BORGES, Fábio Cardoso
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Patrícia de Jesus Guilherme da
title Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
title_short Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
title_full Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
title_fullStr Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Docência em Química no Ensino Remoto Emergencial: desafios e perspectivas
title_sort docência em química no ensino remoto emergencial: desafios e perspectivas
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5258
_version_ 1787155440806658048
score 11.753896