Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura

O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta...

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Autor principal: MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363
Resumo:
O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos.