/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta...
Autor principal: | MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5363 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53632023-03-08T03:05:21Z Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo CUNHA, Débora Alfaia da http://lattes.cnpq.br/5185243715966314 Educação inclusiva Creche Crianças deficientes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos. 2023-03-07T16:23:25Z 2023-03-07T16:23:25Z 2022-12-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo. Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação inclusiva Creche Crianças deficientes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
spellingShingle |
Educação inclusiva Creche Crianças deficientes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
topic_facet |
Educação inclusiva Creche Crianças deficientes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de
Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em
creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma
revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o
banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo
6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes,
foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação
inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia
de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história,
trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de
qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns
momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir
do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os
direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é
algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas,
verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos. |
author_additional |
CUNHA, Débora Alfaia da |
author_additionalStr |
CUNHA, Débora Alfaia da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo |
title |
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
title_short |
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363 |
_version_ |
1787155452790833152 |
score |
11.753735 |