Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura

O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta...

ver descrição completa

Autor principal: MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5363
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53632023-03-08T03:05:21Z Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo CUNHA, Débora Alfaia da http://lattes.cnpq.br/5185243715966314 Educação inclusiva Creche Crianças deficientes CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos. 2023-03-07T16:23:25Z 2023-03-07T16:23:25Z 2022-12-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo. Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação inclusiva
Creche
Crianças deficientes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Educação inclusiva
Creche
Crianças deficientes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
topic_facet Educação inclusiva
Creche
Crianças deficientes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo 6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes, foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história, trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas, verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos.
author_additional CUNHA, Débora Alfaia da
author_additionalStr CUNHA, Débora Alfaia da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo
title Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
title_short Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
title_full Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
title_sort inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363
_version_ 1787155452790833152
score 11.753735