Artigo

As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI

O presente estudo tem como objetivo retratar na condição de bolsista da extensão universitária, o trabalho viabilizado no Projeto de Escolarização e Inclusão de Pessoas Adultas, Idosas no Programa Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. As ações pedagógicas eram realizadas por meio de rodas de...

ver descrição completa

Autor principal: MACHADO, Estefany Caroline Ferreira
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5378
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5378
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53782023-03-09T03:05:27Z As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI MACHADO, Estefany Caroline Ferreira NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Escolarização Idosos - Educação Inclusão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O presente estudo tem como objetivo retratar na condição de bolsista da extensão universitária, o trabalho viabilizado no Projeto de Escolarização e Inclusão de Pessoas Adultas, Idosas no Programa Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. As ações pedagógicas eram realizadas por meio de rodas de conversa sobre as histórias de vida, visando desenvolver atividades de escutas, reflexões como parte constitutivas do processo de escolarização de pessoas adultas, idosas no âmbito do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade, com participação de docentes, monitores, graduandas/os em formação, coordenadoras, corpo técnico-administrativo, convidados. A formação planejada ocorria a partir de dois encontros mensais, um direcionado para escuta, e outro para apresentação aos participantes das reflexões, em conexão com as histórias de vida das pessoas, realizados on line por conta da pandemia. O trabalho tinha como fundamento teórico, a Educação Popular, a Pedagogia do Oprimido, Freire, (1987), na qual o processo formativo é forjado na perspectiva da emancipação humana. Nesse sentido, a partir da interface com as histórias de vida, os resultados apontavam na perspectiva de compreender criticamente, criativamente os processos e itinerários formativos; construídos nas vivências individuais, coletivas, em contextos diversificados, possibilitando às pessoas de grupos sociais vulneráveis, a capacidade de dizer a sua palavra sobre seus processos de vir a ser; de inacabamento humano, de sua educabilidade humana, especialmente as mulheres adultas, idosas. Concluímos reafirmando o compromisso da Extensão Universitária com a inclusão, participação de pessoas adultas, idosas oriundas de comunidades menos favorecidas ao promover o desenvolvimento de escutas, reflexões capazes de contribuir com o processo de escolarização na perspectiva da educação pública, democrática, popular, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade social, referenciada como direito humano basilar para pessoas adultas, idosas/velhas da Amazônia Paraense. A pandemia limitou as ações do Projeto. 2023-03-08T16:36:30Z 2023-03-08T16:36:30Z 2022-12-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MACHADO, Estefany Caroline Ferreira. As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5378. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5378 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Escolarização
Idosos - Educação
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Escolarização
Idosos - Educação
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
MACHADO, Estefany Caroline Ferreira
As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
topic_facet Escolarização
Idosos - Educação
Inclusão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description O presente estudo tem como objetivo retratar na condição de bolsista da extensão universitária, o trabalho viabilizado no Projeto de Escolarização e Inclusão de Pessoas Adultas, Idosas no Programa Grupo de Educação na Terceira Idade/GETI. As ações pedagógicas eram realizadas por meio de rodas de conversa sobre as histórias de vida, visando desenvolver atividades de escutas, reflexões como parte constitutivas do processo de escolarização de pessoas adultas, idosas no âmbito do Programa Grupo de Educação na Terceira Idade, com participação de docentes, monitores, graduandas/os em formação, coordenadoras, corpo técnico-administrativo, convidados. A formação planejada ocorria a partir de dois encontros mensais, um direcionado para escuta, e outro para apresentação aos participantes das reflexões, em conexão com as histórias de vida das pessoas, realizados on line por conta da pandemia. O trabalho tinha como fundamento teórico, a Educação Popular, a Pedagogia do Oprimido, Freire, (1987), na qual o processo formativo é forjado na perspectiva da emancipação humana. Nesse sentido, a partir da interface com as histórias de vida, os resultados apontavam na perspectiva de compreender criticamente, criativamente os processos e itinerários formativos; construídos nas vivências individuais, coletivas, em contextos diversificados, possibilitando às pessoas de grupos sociais vulneráveis, a capacidade de dizer a sua palavra sobre seus processos de vir a ser; de inacabamento humano, de sua educabilidade humana, especialmente as mulheres adultas, idosas. Concluímos reafirmando o compromisso da Extensão Universitária com a inclusão, participação de pessoas adultas, idosas oriundas de comunidades menos favorecidas ao promover o desenvolvimento de escutas, reflexões capazes de contribuir com o processo de escolarização na perspectiva da educação pública, democrática, popular, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade social, referenciada como direito humano basilar para pessoas adultas, idosas/velhas da Amazônia Paraense. A pandemia limitou as ações do Projeto.
author_additional NASCIMENTO, Eula Regina Lima
author_additionalStr NASCIMENTO, Eula Regina Lima
format Artigo
author MACHADO, Estefany Caroline Ferreira
title As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
title_short As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
title_full As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
title_fullStr As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
title_full_unstemmed As contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa GETI
title_sort as contribuições freireanas para a escolarização e inclusão de pessoas adultas/idosas no programa geti
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5378
_version_ 1787155455049465856
score 11.753896