Artigo

Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais

As Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs ganharam espaço no final do século XX e durante as duas décadas do século XXI mostram sua importância no desenvolvimento e progresso da sociedade. Todavia, todo o aparato advindo das TICs expressam por um lado, grandes possibilidades relacionad...

ver descrição completa

Autor principal: ÁVILA, Clislana Laís da Silva
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5392
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5392
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53922023-03-10T03:05:17Z Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais ÁVILA, Clislana Laís da Silva ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Tecnologia da informação e comunicação Inclusão digital Pandemia de COVID-19 Ensino - Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS As Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs ganharam espaço no final do século XX e durante as duas décadas do século XXI mostram sua importância no desenvolvimento e progresso da sociedade. Todavia, todo o aparato advindo das TICs expressam por um lado, grandes possibilidades relacionadas aos enfrentamentos de problemas vivenciados pela sociedade contemporânea e, por outro lado, uma evidente exclusão digital como expressão das diferenças sociais, fruto das desigualdades que têm se acentuado. O reconhecimento das TICs como força que opera para inclusão ou exclusão do povo ganhou visibilidade durante a pandemia do Covid-19 ocorrida entre os anos 2020-2021 por meio do ensino remoto. Em razão da pandemia se buscou caminhos alternativos com o auxílio das TICs para manter as atividades de ensino, o que gerou cenários positivos em negativos em razão de múltiplos fatores a serem tratados neste estudo. Com base nessa discussão, por meio de uma pesquisa qualitativa de campo descritiva foi definido o seguinte objetivo: Verificar os antagonismos sócio-profissionais percebidos por professores das séries em relação ao uso das TICs durante o período da Pandemia causada pelo covid-19. Esse estudo aplicou um questionário a 06 professores da rede municipal de Castanhal. A partir dos dados produzidos verificou-se que ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação como artificio em seus métodos de ensino e aprendizagem pode oferecer ao professor e ao aluno diversas possibilidades de exploração pedagógica para ser ter novas experiências de conhecimentos, porem para que isso aconteça e necessário que o professor leve em consideração as posições socioeconômica de seus alunos e que o poder público também garanta aos professores as condições adequadas para o uso das TICs que inclui a aquisição de equipamentos e formação para uso eficiente das mesmas, já que foi verificado que os professores apresentam dificuldades em relação ao não ter o equipamento necessário, tendo que comprar por conta própria ou ter dificuldade de manusear e, por conseguinte de utilizar como ferramenta com fins pedagógico. 2023-03-09T16:37:47Z 2023-03-09T16:37:47Z 2022-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo ÁVILA, Clislana Laís da Silva. Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5392. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5392 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Pandemia de COVID-19
Ensino - Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Pandemia de COVID-19
Ensino - Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
ÁVILA, Clislana Laís da Silva
Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
topic_facet Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Pandemia de COVID-19
Ensino - Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description As Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs ganharam espaço no final do século XX e durante as duas décadas do século XXI mostram sua importância no desenvolvimento e progresso da sociedade. Todavia, todo o aparato advindo das TICs expressam por um lado, grandes possibilidades relacionadas aos enfrentamentos de problemas vivenciados pela sociedade contemporânea e, por outro lado, uma evidente exclusão digital como expressão das diferenças sociais, fruto das desigualdades que têm se acentuado. O reconhecimento das TICs como força que opera para inclusão ou exclusão do povo ganhou visibilidade durante a pandemia do Covid-19 ocorrida entre os anos 2020-2021 por meio do ensino remoto. Em razão da pandemia se buscou caminhos alternativos com o auxílio das TICs para manter as atividades de ensino, o que gerou cenários positivos em negativos em razão de múltiplos fatores a serem tratados neste estudo. Com base nessa discussão, por meio de uma pesquisa qualitativa de campo descritiva foi definido o seguinte objetivo: Verificar os antagonismos sócio-profissionais percebidos por professores das séries em relação ao uso das TICs durante o período da Pandemia causada pelo covid-19. Esse estudo aplicou um questionário a 06 professores da rede municipal de Castanhal. A partir dos dados produzidos verificou-se que ao utilizar as tecnologias de informação e comunicação como artificio em seus métodos de ensino e aprendizagem pode oferecer ao professor e ao aluno diversas possibilidades de exploração pedagógica para ser ter novas experiências de conhecimentos, porem para que isso aconteça e necessário que o professor leve em consideração as posições socioeconômica de seus alunos e que o poder público também garanta aos professores as condições adequadas para o uso das TICs que inclui a aquisição de equipamentos e formação para uso eficiente das mesmas, já que foi verificado que os professores apresentam dificuldades em relação ao não ter o equipamento necessário, tendo que comprar por conta própria ou ter dificuldade de manusear e, por conseguinte de utilizar como ferramenta com fins pedagógico.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Artigo
author ÁVILA, Clislana Laís da Silva
title Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
title_short Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
title_full Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
title_fullStr Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
title_full_unstemmed Tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do COVID-19: antagonismos sócio profissionais
title_sort tecnologia da informação e da comunicação na prática pedagógica durante a pandemia do covid-19: antagonismos sócio profissionais
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5392
_version_ 1787155459120037888
score 11.653393