/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
The present study describes emergency remote teaching (ERE) from the perspective of students at a public university in Northern Brazil. Thus, it dialogues and compares with the results of several authors who contributed to the characterization and understanding of the educational scenario in the per...
Autor principal: | CASTRO, Dayse do Rosário |
---|---|
Outros Autores: | OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5733 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57332023-05-18T03:07:02Z Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil CASTRO, Dayse do Rosário OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de Covid-19 Educação Superior Ensino Remoto Emergencial-ERE College education Emergency Remote Teaching-ERT The present study describes emergency remote teaching (ERE) from the perspective of students at a public university in Northern Brazil. Thus, it dialogues and compares with the results of several authors who contributed to the characterization and understanding of the educational scenario in the period of the COVID-19 pandemic and contribute to understanding the challenges and overcoming challenges faced by a bunch of students in higher education institutions. For this, a descriptive methodology was used that combined quantitative and qualitative data, with the adoption of an electronic form to investigate the perception of university students from two university courses at the Federal University of Pará, Bragança Campus. It was found that the ERE presented a series of challenges to the university population, requiring evaluation, discussion and the search for new strategies to mitigate the negative effects for a quality and inclusive university education. O presente estudo descreve o ensino remoto emergencial (ERE) a partir da perspectiva de estudantes de uma universidade pública do Norte do Brasil. Assim, dialoga e compara com os resultados de diversos autores que contribuíram para a caracterização e compreensão do cenário educacional no período da pandemia da COVID-19 e contribuem para entender os desafios e as superações enfrentadas por milhares de estudantes nas instituições de ensino superior. Para isso, utilizou-se uma metodologia do tipo descritiva que combinou dados quantitativos e qualitativos, com a adoção de um formulário eletrônico para investigar a percepção dos universitários de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. Constatou-se que o ERE apresentou uma série de desafios a população universitária, necessitando de avaliação, discussão e a busca de novas estratégias para mitigar os efeitos nocivos para uma formação universitária de qualidade e inclusiva. 2023-05-17T21:19:21Z 2023-05-17T21:19:21Z 2023-02-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro CASTRO, Dayse do Rosário; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de. Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil. In: FINELLI, Leonardo Augusto Couto; RUAS, Aline Maria Gonzaga (Organizadores). Experiências de educação em tempos de educação híbrida. Guarujá, SP: Editora Científica Digital, 2022. p.82-96. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733 por Experiências de educação em tempos de educação híbrida Acesso Aberto https://www.editoracientifica.com.br/artigos/experiencia-universitaria-no-ensino-remoto-emergencial-o-que-dizem-estudantes-dos-cursos-de-ciencias-naturais-e-ciencias-biologicas-em-uma-universidade-no-norte-do-brasil |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
language |
por |
topic |
Covid-19 Educação Superior Ensino Remoto Emergencial-ERE College education Emergency Remote Teaching-ERT |
spellingShingle |
Covid-19 Educação Superior Ensino Remoto Emergencial-ERE College education Emergency Remote Teaching-ERT CASTRO, Dayse do Rosário Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil |
topic_facet |
Covid-19 Educação Superior Ensino Remoto Emergencial-ERE College education Emergency Remote Teaching-ERT |
description |
The present study describes emergency remote teaching (ERE) from the perspective of students at a public university in Northern Brazil. Thus, it dialogues and compares with the results of several authors who contributed to the characterization and understanding of the educational scenario in the period of the COVID-19 pandemic and contribute to understanding the challenges and overcoming challenges faced by a bunch of students in higher education institutions. For this, a descriptive methodology was used that combined quantitative and qualitative data, with the adoption of an electronic form to investigate the perception of university students from two university courses at the Federal University of Pará, Bragança Campus. It was found that the ERE presented a series of challenges to the university population, requiring evaluation, discussion and the search for new strategies to mitigate the negative effects for a quality and inclusive university education. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro |
author |
CASTRO, Dayse do Rosário |
author2 |
OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de |
author2Str |
OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de |
title |
Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil |
title_short |
Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil |
title_full |
Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil |
title_fullStr |
Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil |
title_full_unstemmed |
Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil |
title_sort |
experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do brasil |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733 |
_version_ |
1787155528837758976 |
score |
11.753735 |