Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro

Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil

The present study describes emergency remote teaching (ERE) from the perspective of students at a public university in Northern Brazil. Thus, it dialogues and compares with the results of several authors who contributed to the characterization and understanding of the educational scenario in the per...

ver descrição completa

Autor principal: CASTRO, Dayse do Rosário
Outros Autores: OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5733
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-57332023-05-18T03:07:02Z Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil CASTRO, Dayse do Rosário OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de Covid-19 Educação Superior Ensino Remoto Emergencial-ERE College education Emergency Remote Teaching-ERT The present study describes emergency remote teaching (ERE) from the perspective of students at a public university in Northern Brazil. Thus, it dialogues and compares with the results of several authors who contributed to the characterization and understanding of the educational scenario in the period of the COVID-19 pandemic and contribute to understanding the challenges and overcoming challenges faced by a bunch of students in higher education institutions. For this, a descriptive methodology was used that combined quantitative and qualitative data, with the adoption of an electronic form to investigate the perception of university students from two university courses at the Federal University of Pará, Bragança Campus. It was found that the ERE presented a series of challenges to the university population, requiring evaluation, discussion and the search for new strategies to mitigate the negative effects for a quality and inclusive university education. O presente estudo descreve o ensino remoto emergencial (ERE) a partir da perspectiva de estudantes de uma universidade pública do Norte do Brasil. Assim, dialoga e compara com os resultados de diversos autores que contribuíram para a caracterização e compreensão do cenário educacional no período da pandemia da COVID-19 e contribuem para entender os desafios e as superações enfrentadas por milhares de estudantes nas instituições de ensino superior. Para isso, utilizou-se uma metodologia do tipo descritiva que combinou dados quantitativos e qualitativos, com a adoção de um formulário eletrônico para investigar a percepção dos universitários de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. Constatou-se que o ERE apresentou uma série de desafios a população universitária, necessitando de avaliação, discussão e a busca de novas estratégias para mitigar os efeitos nocivos para uma formação universitária de qualidade e inclusiva. 2023-05-17T21:19:21Z 2023-05-17T21:19:21Z 2023-02-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro CASTRO, Dayse do Rosário; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de. Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil. In: FINELLI, Leonardo Augusto Couto; RUAS, Aline Maria Gonzaga (Organizadores). Experiências de educação em tempos de educação híbrida. Guarujá, SP: Editora Científica Digital, 2022. p.82-96. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733 por Experiências de educação em tempos de educação híbrida Acesso Aberto https://www.editoracientifica.com.br/artigos/experiencia-universitaria-no-ensino-remoto-emergencial-o-que-dizem-estudantes-dos-cursos-de-ciencias-naturais-e-ciencias-biologicas-em-uma-universidade-no-norte-do-brasil
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
language por
topic Covid-19
Educação Superior
Ensino Remoto Emergencial-ERE
College education
Emergency Remote Teaching-ERT
spellingShingle Covid-19
Educação Superior
Ensino Remoto Emergencial-ERE
College education
Emergency Remote Teaching-ERT
CASTRO, Dayse do Rosário
Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
topic_facet Covid-19
Educação Superior
Ensino Remoto Emergencial-ERE
College education
Emergency Remote Teaching-ERT
description The present study describes emergency remote teaching (ERE) from the perspective of students at a public university in Northern Brazil. Thus, it dialogues and compares with the results of several authors who contributed to the characterization and understanding of the educational scenario in the period of the COVID-19 pandemic and contribute to understanding the challenges and overcoming challenges faced by a bunch of students in higher education institutions. For this, a descriptive methodology was used that combined quantitative and qualitative data, with the adoption of an electronic form to investigate the perception of university students from two university courses at the Federal University of Pará, Bragança Campus. It was found that the ERE presented a series of challenges to the university population, requiring evaluation, discussion and the search for new strategies to mitigate the negative effects for a quality and inclusive university education.
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Capítulo de Livro
author CASTRO, Dayse do Rosário
author2 OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
author2Str OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de
title Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
title_short Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
title_full Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
title_fullStr Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
title_full_unstemmed Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil
title_sort experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do brasil
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5733
_version_ 1787155528837758976
score 11.753735