Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas

O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento...

ver descrição completa

Autor principal: CORPES, Maysa Alessandra Viana
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-598
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5982020-05-16T17:45:02Z O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas CORPES, Maysa Alessandra Viana THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Matemática - Jogos Aritmética - Estudo e ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento foi realizada uma pesquisa qualitativa subdividida em dois momentos: a observação de campo e intervenção pedagógica em forma de oficina aplicada a uma turma composta por 15 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo geral, analisar de que forma o uso dos jogos matemáticos como recurso metodológico, pode auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nas operações básicas da matemática, tendo ainda como seus objetivos específicos identificar as dificuldades dos alunos nesse nível de ensino, elaborando uma sequência de jogos matemáticos que auxiliem os alunos na resolução de atividades que envolvam as operações básicas da matemática, para que possam desenvolver habilidades e competências em lidar com a matemática em situações no seu dia a dia. A partir do processo de intervenção com o uso de jogos no ensino das operações aritméticas, verificou-se um interesse maior por parte dos alunos em relação às quatro operações, sendo possível utilizar este recurso de forma eficiente no ensino e aprendizagem da Matemática. 2018-08-09T18:38:28Z 2018-08-09T18:38:28Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORPES, Maysa Alessandra Viana. O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Jogos
Aritmética - Estudo e ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Jogos
Aritmética - Estudo e ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CORPES, Maysa Alessandra Viana
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Jogos
Aritmética - Estudo e ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento foi realizada uma pesquisa qualitativa subdividida em dois momentos: a observação de campo e intervenção pedagógica em forma de oficina aplicada a uma turma composta por 15 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo geral, analisar de que forma o uso dos jogos matemáticos como recurso metodológico, pode auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nas operações básicas da matemática, tendo ainda como seus objetivos específicos identificar as dificuldades dos alunos nesse nível de ensino, elaborando uma sequência de jogos matemáticos que auxiliem os alunos na resolução de atividades que envolvam as operações básicas da matemática, para que possam desenvolver habilidades e competências em lidar com a matemática em situações no seu dia a dia. A partir do processo de intervenção com o uso de jogos no ensino das operações aritméticas, verificou-se um interesse maior por parte dos alunos em relação às quatro operações, sendo possível utilizar este recurso de forma eficiente no ensino e aprendizagem da Matemática.
author_additional THIJM, Gerlândia de Castro Silva
author_additionalStr THIJM, Gerlândia de Castro Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CORPES, Maysa Alessandra Viana
title O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
title_short O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
title_full O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
title_fullStr O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
title_full_unstemmed O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
title_sort o uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598
_version_ 1787154541878181888
score 11.753735