/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento...
Autor principal: | CORPES, Maysa Alessandra Viana |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-598 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5982020-05-16T17:45:02Z O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas CORPES, Maysa Alessandra Viana THIJM, Gerlândia de Castro Silva http://lattes.cnpq.br/9934039543357877 Matemática - Estudo e ensino Matemática - Jogos Aritmética - Estudo e ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento foi realizada uma pesquisa qualitativa subdividida em dois momentos: a observação de campo e intervenção pedagógica em forma de oficina aplicada a uma turma composta por 15 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo geral, analisar de que forma o uso dos jogos matemáticos como recurso metodológico, pode auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nas operações básicas da matemática, tendo ainda como seus objetivos específicos identificar as dificuldades dos alunos nesse nível de ensino, elaborando uma sequência de jogos matemáticos que auxiliem os alunos na resolução de atividades que envolvam as operações básicas da matemática, para que possam desenvolver habilidades e competências em lidar com a matemática em situações no seu dia a dia. A partir do processo de intervenção com o uso de jogos no ensino das operações aritméticas, verificou-se um interesse maior por parte dos alunos em relação às quatro operações, sendo possível utilizar este recurso de forma eficiente no ensino e aprendizagem da Matemática. 2018-08-09T18:38:28Z 2018-08-09T18:38:28Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CORPES, Maysa Alessandra Viana. O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática - Jogos Aritmética - Estudo e ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Matemática - Jogos Aritmética - Estudo e ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CORPES, Maysa Alessandra Viana O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Matemática - Jogos Aritmética - Estudo e ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos
matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro
operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento
foi realizada uma pesquisa qualitativa subdividida em dois momentos: a
observação de campo e intervenção pedagógica em forma de oficina aplicada a
uma turma composta por 15 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tendo
como objetivo geral, analisar de que forma o uso dos jogos matemáticos como
recurso metodológico, pode auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nas
operações básicas da matemática, tendo ainda como seus objetivos específicos
identificar as dificuldades dos alunos nesse nível de ensino, elaborando uma
sequência de jogos matemáticos que auxiliem os alunos na resolução de
atividades que envolvam as operações básicas da matemática, para que
possam desenvolver habilidades e competências em lidar com a matemática em
situações no seu dia a dia. A partir do processo de intervenção com o uso de
jogos no ensino das operações aritméticas, verificou-se um interesse maior por
parte dos alunos em relação às quatro operações, sendo possível utilizar este
recurso de forma eficiente no ensino e aprendizagem da Matemática. |
author_additional |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
author_additionalStr |
THIJM, Gerlândia de Castro Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CORPES, Maysa Alessandra Viana |
title |
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas |
title_short |
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas |
title_full |
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas |
title_fullStr |
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas |
title_sort |
o uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598 |
_version_ |
1787154541878181888 |
score |
11.753735 |