Artigo

A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular

Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito a...

ver descrição completa

Autor principal: MOREIRA, Clara Marques
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
TEA
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291
Resumo:
Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito através do questionário socioeconômico e de entrevista semiestruturada. No tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que apesar da escola e professores se preocuparem com a inclusão deste aluno, não trabalham em relação ao currículo, trabalham no cotidiano tentando amenizar os déficits, sem uma prática planejada com antecedência, porém são docentes com uma visão positiva sobre a inclusão do aluno com TEA, precisando de formação continuada para melhor atender esse público.