Artigo

A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular

Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito a...

ver descrição completa

Autor principal: MOREIRA, Clara Marques
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
TEA
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6291
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62912023-10-26T03:05:52Z A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular MOREIRA, Clara Marques SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 TEA Inclusão Flexibilização Curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito através do questionário socioeconômico e de entrevista semiestruturada. No tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que apesar da escola e professores se preocuparem com a inclusão deste aluno, não trabalham em relação ao currículo, trabalham no cotidiano tentando amenizar os déficits, sem uma prática planejada com antecedência, porém são docentes com uma visão positiva sobre a inclusão do aluno com TEA, precisando de formação continuada para melhor atender esse público. 2023-10-25T18:00:01Z 2023-10-25T18:00:01Z 2023-09-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MOREIRA, Clara Marques. A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic TEA
Inclusão
Flexibilização Curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle TEA
Inclusão
Flexibilização Curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
MOREIRA, Clara Marques
A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
topic_facet TEA
Inclusão
Flexibilização Curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito através do questionário socioeconômico e de entrevista semiestruturada. No tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que apesar da escola e professores se preocuparem com a inclusão deste aluno, não trabalham em relação ao currículo, trabalham no cotidiano tentando amenizar os déficits, sem uma prática planejada com antecedência, porém são docentes com uma visão positiva sobre a inclusão do aluno com TEA, precisando de formação continuada para melhor atender esse público.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Artigo
author MOREIRA, Clara Marques
title A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
title_short A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
title_full A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
title_fullStr A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
title_full_unstemmed A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
title_sort inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291
_version_ 1787238516066877440
score 11.753896