/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular
Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito a...
Autor principal: | MOREIRA, Clara Marques |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6291 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-62912023-10-26T03:05:52Z A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular MOREIRA, Clara Marques SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 TEA Inclusão Flexibilização Curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito através do questionário socioeconômico e de entrevista semiestruturada. No tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que apesar da escola e professores se preocuparem com a inclusão deste aluno, não trabalham em relação ao currículo, trabalham no cotidiano tentando amenizar os déficits, sem uma prática planejada com antecedência, porém são docentes com uma visão positiva sobre a inclusão do aluno com TEA, precisando de formação continuada para melhor atender esse público. 2023-10-25T18:00:01Z 2023-10-25T18:00:01Z 2023-09-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo MOREIRA, Clara Marques. A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
TEA Inclusão Flexibilização Curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
TEA Inclusão Flexibilização Curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO MOREIRA, Clara Marques A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular |
topic_facet |
TEA Inclusão Flexibilização Curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo objetiva compreender a inclusão escolar da criança com TEA do ensino fundamental na dimensão curricular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, participaram da pesquisa sete professores da turma regular de uma escola estadual ao qual este aluno frequenta. O levantamento foi feito através do questionário socioeconômico e de entrevista semiestruturada. No tratamento dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados sugerem que apesar da escola e professores se preocuparem com a inclusão deste aluno, não trabalham em relação ao currículo, trabalham no cotidiano tentando amenizar os déficits, sem uma prática planejada com antecedência, porém são docentes com uma visão positiva sobre a inclusão do aluno com TEA, precisando de formação continuada para melhor atender esse público. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Artigo |
author |
MOREIRA, Clara Marques |
title |
A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular |
title_short |
A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular |
title_full |
A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular |
title_fullStr |
A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular |
title_full_unstemmed |
A inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular |
title_sort |
inclusão do estudante autista do ensino fundamental: possibilidades de flexibilização curricular |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6291 |
_version_ |
1787238516066877440 |
score |
11.753896 |