Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem

This work aimed to observe students who, through play, develop important skills such as socialization, creativity, memorization, imagination and maturity, demonstrating the importance of working with play in teaching Portuguese in the 1st year of elementary school. at Escola Conego Francisco da Silv...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Maria do Carmo Fernandes da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6393
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6393
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63932023-11-25T03:06:23Z O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem SILVA, Maria do Carmo Fernandes da GOMES, Edson de Freitas http://lattes.cnpq.br/5130130582179483 Ensino fundamental Língua portuguesa Lúdico Elementary School Portuguese language Ludic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This work aimed to observe students who, through play, develop important skills such as socialization, creativity, memorization, imagination and maturity, demonstrating the importance of working with play in teaching Portuguese in the 1st year of elementary school. at Escola Conego Francisco da Silva Cravo which is located in the municipality of Barcarena, Pará. The work is supported by expressive theoretical references such as Rangel (2008), Santos (1997), Lopes (2006), among others. The proposal presented allows us to state that the teacher is a key player, through whom children will find in schools the tools and methods of systematizing knowledge, progress insofar as they trigger challenging situations, inserting play as an indispensable tool for children. really appreciate the will to talk, to read, to write, to exchange their experiences, ideas and points of view, to share interests and needs, aspirations and feelings. The research methodology presents the procedures that will discuss the selection of informants and data analysis, involving (01) a director, (01) deputy director, (01) pedagogical coordinator, (02) teachers, (35) students, using the data collection technique such as: interview, questionnaire, observation, essential support for the theoretical deepening of the research. Este trabalho objetivou observar os alunos que por meio do lúdico desenvolvem importantes capacidades como a socialização, a criatividade, a memorização, a imaginação e o amadurecimento, demonstrando a importância de trabalhar o lúdico no ensino de língua portuguesa nas turmas do 1º ano do ensino fundamental na Escola Conego Francisco da Silva Cravo que fica localizada no município de Barcarena, Pará. O trabalho está respaldado por expressivos referenciais teóricos como Rangel (2008), Santos (1997), Lopes (2006), dentre outros. A proposta apresentada permite afirmar que o professor é peça primordial, por meio de quem as crianças irão encontrar nas escolas as ferramentas e os métodos da sistematização de conhecimento, o progresso na medida em que desencadearam situações desafiadoras inserindo o lúdico como ferramenta indispensável para as crianças apreciarem realmente a vontade de falar, de ler, de escrever, de trocar suas experiências, ideias e pontos de vista, de compartilharem interesses e necessidades, aspirações e sentimentos. Na metodologia da pesquisa são apresentados os procedimentos que discorrerá sobre a seleção dos informantes e análise de dados, envolvendo (01) um diretor, (01) vice-diretora, (01) coordenadora pedagógica, (02) professores, (35) alunos, utilizando a técnica de coleta de dados como: entrevista, questionário, observação, suporte imprescindível para o aprofundamento teórico da pesquisa. 2023-11-24T20:23:18Z 2023-11-24T20:23:18Z 2014 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ILVA, Maria do Carmo Fernandes da. O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem. Orientador: Edson de Freitas Gomes. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Barcarena, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6393. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6393 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino fundamental
Língua portuguesa
Lúdico
Elementary School
Portuguese language
Ludic
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Ensino fundamental
Língua portuguesa
Lúdico
Elementary School
Portuguese language
Ludic
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
SILVA, Maria do Carmo Fernandes da
O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
topic_facet Ensino fundamental
Língua portuguesa
Lúdico
Elementary School
Portuguese language
Ludic
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This work aimed to observe students who, through play, develop important skills such as socialization, creativity, memorization, imagination and maturity, demonstrating the importance of working with play in teaching Portuguese in the 1st year of elementary school. at Escola Conego Francisco da Silva Cravo which is located in the municipality of Barcarena, Pará. The work is supported by expressive theoretical references such as Rangel (2008), Santos (1997), Lopes (2006), among others. The proposal presented allows us to state that the teacher is a key player, through whom children will find in schools the tools and methods of systematizing knowledge, progress insofar as they trigger challenging situations, inserting play as an indispensable tool for children. really appreciate the will to talk, to read, to write, to exchange their experiences, ideas and points of view, to share interests and needs, aspirations and feelings. The research methodology presents the procedures that will discuss the selection of informants and data analysis, involving (01) a director, (01) deputy director, (01) pedagogical coordinator, (02) teachers, (35) students, using the data collection technique such as: interview, questionnaire, observation, essential support for the theoretical deepening of the research.
author_additional GOMES, Edson de Freitas
author_additionalStr GOMES, Edson de Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Maria do Carmo Fernandes da
title O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
title_short O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
title_full O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
title_fullStr O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
title_full_unstemmed O lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
title_sort o lúdico na escola: um instrumento indispensável no processo ensino aprendizagem
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6393
_version_ 1787238455479107584
score 11.753896