Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”

This paper presents some reflections and analyzes focused on the textual genres , this idea came from a preliminary verification conducted with the students of the 7 th grade in St. Philip School , located in the district of Palmares, Tailândia city in the State of Pará, whose focus the research was...

ver descrição completa

Autor principal: BASTOS, Clenis Santiago
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6412
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6412
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-64122023-11-28T03:05:55Z Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe” BASTOS, Clenis Santiago CALDAS, Carlos Alberto Amorim http://lattes.cnpq.br/0956669284997521 Gêneros textuais Histórias em quadrinhos Leitura Produção textual Ensino de língua Text genres Comics Reading Textual production Language teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA This paper presents some reflections and analyzes focused on the textual genres , this idea came from a preliminary verification conducted with the students of the 7 th grade in St. Philip School , located in the district of Palmares, Tailândia city in the State of Pará, whose focus the research was to understand the textual genres favored by students and how they are motivated and can take pleasure in the practice of reading and writing at school . Thus, we took as a theoretical basis, as authors, Marcuschi ( 2011 ), and Dolz Schneuwly ( 2004 ) among others. For this, we performed workshops textual production in school, from a textual approach to gender Comic; showing the pedagogic practice developed with students between 12 and 15 years old and reported orally and through writing experiences. We also took aim at understanding the discursive spaces in the proposed activities with the language: speaking, reading and textual production, developed in the classroom. The school, by emphasizing activities with textual genres, helps the students to form a positive view of the world, assisting in their growth and contributing to the healthy development of their skills and competencies in the teaching and learning of mother tongue. Therefore, it became clear that the application of genre comics can be a powerful pedagogical tool for teaching, thus realizing a favorable awakening to the practice of reading and textual production in the classroom. O presente trabalho apresenta algumas reflexões e análises voltadas para os gêneros textuais, esta ideia surgiu a partir de uma verificação preliminar realizada com os educandos do 7º ano da Escola São Felipe, localizada no Distrito de Palmares município de Tailândia (PA), cujo o foco da pesquisa foi perceber os gêneros textuais privilegiados pelos educandos e de que forma são motivados e podem sentir prazer com a prática da leitura e da escrita no espaço escolar. Desse modo, tomou-se como fundamentação teórica, autores como, Marcuschi (2011), Dolz e Schneuwly (2004) dentre outros. Para tanto, realizamos oficinas de produção textual, na escola, a partir de uma abordagem do gênero textual História em Quadrinhos; mostrando a prática pedagógica desenvolvida com educandos entre 12 e 15 anos e as experiências relatadas oralmente e através da escrita. Tomou-se também como objetivo a compreensão dos espaços discursivos nas propostas de trabalho com a linguagem: oralidade, leitura e produção textual, desenvolvidas em sala de aula. A escola, ao valorizar as atividades com os gêneros textuais, ajuda os educandos a formar um conceito positivo de mundo, auxiliando no seu crescimento e contribuindo para um bom desenvolvimento de suas habilidades e competências no ensino-aprendizagem de língua materna. Dessa maneira, evidenciou-se que a aplicação do gênero história em quadrinhos pode ser um forte instrumento pedagógico para o ensino, realizando assim um despertar favorável à prática da leitura e da produção textual em sala de aula. 2023-11-27T18:29:31Z 2023-11-27T18:29:31Z 2014 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BASTOS, Clenis Santiago. Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”. Orientador: Carlos Alberto Amorim Caldas. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tailândia, 2014. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6412. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6412 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Gêneros textuais
Histórias em quadrinhos
Leitura
Produção textual
Ensino de língua
Text genres
Comics
Reading
Textual production
Language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Gêneros textuais
Histórias em quadrinhos
Leitura
Produção textual
Ensino de língua
Text genres
Comics
Reading
Textual production
Language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
BASTOS, Clenis Santiago
Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”
topic_facet Gêneros textuais
Histórias em quadrinhos
Leitura
Produção textual
Ensino de língua
Text genres
Comics
Reading
Textual production
Language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This paper presents some reflections and analyzes focused on the textual genres , this idea came from a preliminary verification conducted with the students of the 7 th grade in St. Philip School , located in the district of Palmares, Tailândia city in the State of Pará, whose focus the research was to understand the textual genres favored by students and how they are motivated and can take pleasure in the practice of reading and writing at school . Thus, we took as a theoretical basis, as authors, Marcuschi ( 2011 ), and Dolz Schneuwly ( 2004 ) among others. For this, we performed workshops textual production in school, from a textual approach to gender Comic; showing the pedagogic practice developed with students between 12 and 15 years old and reported orally and through writing experiences. We also took aim at understanding the discursive spaces in the proposed activities with the language: speaking, reading and textual production, developed in the classroom. The school, by emphasizing activities with textual genres, helps the students to form a positive view of the world, assisting in their growth and contributing to the healthy development of their skills and competencies in the teaching and learning of mother tongue. Therefore, it became clear that the application of genre comics can be a powerful pedagogical tool for teaching, thus realizing a favorable awakening to the practice of reading and textual production in the classroom.
author_additional CALDAS, Carlos Alberto Amorim
author_additionalStr CALDAS, Carlos Alberto Amorim
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BASTOS, Clenis Santiago
title Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”
title_short Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”
title_full Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”
title_fullStr Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”
title_full_unstemmed Gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “São Felipe”
title_sort gêneros textuais: um estudo com o gênero história em quadrinhos no 7º ano da escola “são felipe”
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6412
_version_ 1787238458382614528
score 11.653393