/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico, com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Par...
Autor principal: | BARBOSA, Clarice das Neves |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513 |
Resumo: |
---|
O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico,
com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e
experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso
de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus
universitário de Castanhal. Neste texto, relata-se sobre a importância dos trabalhos
acadêmicos para o aperfeiçoamento dos conhecimentos teoricos-práticos,
complementando assim a formação de professores da licenciatura em matématica.
A primeira produção trata de um questionário aplicado em um curso ofertado pelo
projeto de extensão “Introdução ao Scrath para jogos educacionais no ensino da
Matemática, aonde fui bolsista voluntária no campus de castanhal. A segunda
produção é um postar apresentado no Congresso Nacional de Matemática Aplicada
e Computacional, visando obter o índice ceráunico através dos dados de descargas
atmosféricas. Foram obtidos os dados do período de 2009 a 2015 num total de 210
milhões de eventos, a parti daí, foi desenvolvido um programa estático e
computacional, obtendo-se um mapa ceráunico do estado do Pará. A terceira
produção apresenta um relato de experiência elaborado a partir da participação em
uma projeto de extensão destinado a Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas-OBMEP, que tinha como como objetivo contribuir na formação dos
discentes voluntários além de levar aos estudantes de escolas públicas um estudo
mais estruturada da matemática para a OBMEP. |