/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico, com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Par...
Autor principal: | BARBOSA, Clarice das Neves |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6513 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65132024-01-12T03:06:11Z A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática BARBOSA, Clarice das Neves LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Professores de matemática - Formação. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico, com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus universitário de Castanhal. Neste texto, relata-se sobre a importância dos trabalhos acadêmicos para o aperfeiçoamento dos conhecimentos teoricos-práticos, complementando assim a formação de professores da licenciatura em matématica. A primeira produção trata de um questionário aplicado em um curso ofertado pelo projeto de extensão “Introdução ao Scrath para jogos educacionais no ensino da Matemática, aonde fui bolsista voluntária no campus de castanhal. A segunda produção é um postar apresentado no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, visando obter o índice ceráunico através dos dados de descargas atmosféricas. Foram obtidos os dados do período de 2009 a 2015 num total de 210 milhões de eventos, a parti daí, foi desenvolvido um programa estático e computacional, obtendo-se um mapa ceráunico do estado do Pará. A terceira produção apresenta um relato de experiência elaborado a partir da participação em uma projeto de extensão destinado a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP, que tinha como como objetivo contribuir na formação dos discentes voluntários além de levar aos estudantes de escolas públicas um estudo mais estruturada da matemática para a OBMEP. 2024-01-11T13:13:37Z 2024-01-11T13:13:37Z 2023-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARBOSA, Clarice das Neves. A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Professores de matemática - Formação. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Professores de matemática - Formação. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA BARBOSA, Clarice das Neves A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática |
topic_facet |
Professores de matemática - Formação. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico,
com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e
experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso
de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus
universitário de Castanhal. Neste texto, relata-se sobre a importância dos trabalhos
acadêmicos para o aperfeiçoamento dos conhecimentos teoricos-práticos,
complementando assim a formação de professores da licenciatura em matématica.
A primeira produção trata de um questionário aplicado em um curso ofertado pelo
projeto de extensão “Introdução ao Scrath para jogos educacionais no ensino da
Matemática, aonde fui bolsista voluntária no campus de castanhal. A segunda
produção é um postar apresentado no Congresso Nacional de Matemática Aplicada
e Computacional, visando obter o índice ceráunico através dos dados de descargas
atmosféricas. Foram obtidos os dados do período de 2009 a 2015 num total de 210
milhões de eventos, a parti daí, foi desenvolvido um programa estático e
computacional, obtendo-se um mapa ceráunico do estado do Pará. A terceira
produção apresenta um relato de experiência elaborado a partir da participação em
uma projeto de extensão destinado a Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas-OBMEP, que tinha como como objetivo contribuir na formação dos
discentes voluntários além de levar aos estudantes de escolas públicas um estudo
mais estruturada da matemática para a OBMEP. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BARBOSA, Clarice das Neves |
title |
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática |
title_short |
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática |
title_full |
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática |
title_fullStr |
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática |
title_sort |
produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de matemática |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513 |
_version_ |
1796836707970056192 |
score |
11.753896 |