Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática

O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico, com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Par...

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Clarice das Neves
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6513
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65132024-01-12T03:06:11Z A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática BARBOSA, Clarice das Neves LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Professores de matemática - Formação. CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico, com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus universitário de Castanhal. Neste texto, relata-se sobre a importância dos trabalhos acadêmicos para o aperfeiçoamento dos conhecimentos teoricos-práticos, complementando assim a formação de professores da licenciatura em matématica. A primeira produção trata de um questionário aplicado em um curso ofertado pelo projeto de extensão “Introdução ao Scrath para jogos educacionais no ensino da Matemática, aonde fui bolsista voluntária no campus de castanhal. A segunda produção é um postar apresentado no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, visando obter o índice ceráunico através dos dados de descargas atmosféricas. Foram obtidos os dados do período de 2009 a 2015 num total de 210 milhões de eventos, a parti daí, foi desenvolvido um programa estático e computacional, obtendo-se um mapa ceráunico do estado do Pará. A terceira produção apresenta um relato de experiência elaborado a partir da participação em uma projeto de extensão destinado a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP, que tinha como como objetivo contribuir na formação dos discentes voluntários além de levar aos estudantes de escolas públicas um estudo mais estruturada da matemática para a OBMEP. 2024-01-11T13:13:37Z 2024-01-11T13:13:37Z 2023-03-09 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARBOSA, Clarice das Neves. A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores de matemática - Formação.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Professores de matemática - Formação.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
BARBOSA, Clarice das Neves
A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
topic_facet Professores de matemática - Formação.
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O texto aqui apresentado foi escrito e estruturado no formato de portfólio acadêmico, com o objetivo de apresentar a formação docente embasada em trabalhos e experiências desenvolvidos em grupos de pesquisa e extensão ofertados no curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará-UFPA, Campus universitário de Castanhal. Neste texto, relata-se sobre a importância dos trabalhos acadêmicos para o aperfeiçoamento dos conhecimentos teoricos-práticos, complementando assim a formação de professores da licenciatura em matématica. A primeira produção trata de um questionário aplicado em um curso ofertado pelo projeto de extensão “Introdução ao Scrath para jogos educacionais no ensino da Matemática, aonde fui bolsista voluntária no campus de castanhal. A segunda produção é um postar apresentado no Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, visando obter o índice ceráunico através dos dados de descargas atmosféricas. Foram obtidos os dados do período de 2009 a 2015 num total de 210 milhões de eventos, a parti daí, foi desenvolvido um programa estático e computacional, obtendo-se um mapa ceráunico do estado do Pará. A terceira produção apresenta um relato de experiência elaborado a partir da participação em uma projeto de extensão destinado a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP, que tinha como como objetivo contribuir na formação dos discentes voluntários além de levar aos estudantes de escolas públicas um estudo mais estruturada da matemática para a OBMEP.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BARBOSA, Clarice das Neves
title A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
title_short A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
title_full A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
title_fullStr A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
title_full_unstemmed A produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de Matemática
title_sort produção acadêmica como elemento de mediação na formação do professor de matemática
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6513
_version_ 1796836707970056192
score 11.753896