/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada...
Autor principal: | SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563 |
Resumo: |
---|
Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Envolvemo-nos em atividades de observação, pesquisa, planejamento e regência, sob a supervisão de uma docente da UFPA. Metodologicamente, para este texto, apropriamo-nos de uma abordagem qualitativa (GODOY, 1985), tendo como instrumentos de constituição de dados empíricos, os registros feitos em diário de bordo e em imagens capturadas durante tais atividades. Dessa experiência depreendemos que o estágio docente permite repensar, refletir e desenvolver estratégias para o trabalho em sala de aula. No que se refere à proposição interdisciplinar, carecemos reformar nossas posturas e práticas para enxergar e encaminhar propostas em que os conhecimentos sejam integrados sem hierarquia. |