/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada...
Autor principal: | SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6563 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65632024-01-25T03:07:04Z Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Estágio supervisionado Formação inicial Interdisciplinaridade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Envolvemo-nos em atividades de observação, pesquisa, planejamento e regência, sob a supervisão de uma docente da UFPA. Metodologicamente, para este texto, apropriamo-nos de uma abordagem qualitativa (GODOY, 1985), tendo como instrumentos de constituição de dados empíricos, os registros feitos em diário de bordo e em imagens capturadas durante tais atividades. Dessa experiência depreendemos que o estágio docente permite repensar, refletir e desenvolver estratégias para o trabalho em sala de aula. No que se refere à proposição interdisciplinar, carecemos reformar nossas posturas e práticas para enxergar e encaminhar propostas em que os conhecimentos sejam integrados sem hierarquia. 2024-01-24T14:10:40Z 2024-01-24T14:10:40Z 2022-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da. Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores. Orientadora: Profa. Dra. Valéria Risuenho Marques. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Estágio supervisionado Formação inicial Interdisciplinaridade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
spellingShingle |
Estágio supervisionado Formação inicial Interdisciplinaridade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores |
topic_facet |
Estágio supervisionado Formação inicial Interdisciplinaridade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Envolvemo-nos em atividades de observação, pesquisa, planejamento e regência, sob a supervisão de uma docente da UFPA. Metodologicamente, para este texto, apropriamo-nos de uma abordagem qualitativa (GODOY, 1985), tendo como instrumentos de constituição de dados empíricos, os registros feitos em diário de bordo e em imagens capturadas durante tais atividades. Dessa experiência depreendemos que o estágio docente permite repensar, refletir e desenvolver estratégias para o trabalho em sala de aula. No que se refere à proposição interdisciplinar, carecemos reformar nossas posturas e práticas para enxergar e encaminhar propostas em que os conhecimentos sejam integrados sem hierarquia. |
author_additional |
MARQUES, Valéria Risuenho |
author_additionalStr |
MARQUES, Valéria Risuenho |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da |
title |
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores |
title_short |
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores |
title_full |
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores |
title_fullStr |
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores |
title_sort |
estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563 |
_version_ |
1796836713032581120 |
score |
11.753896 |