Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores

Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6563
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65632024-01-25T03:07:04Z Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da MARQUES, Valéria Risuenho http://lattes.cnpq.br/3707399473800710 https://orcid.org/0000-0002-5378-975X Estágio supervisionado Formação inicial Interdisciplinaridade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Envolvemo-nos em atividades de observação, pesquisa, planejamento e regência, sob a supervisão de uma docente da UFPA. Metodologicamente, para este texto, apropriamo-nos de uma abordagem qualitativa (GODOY, 1985), tendo como instrumentos de constituição de dados empíricos, os registros feitos em diário de bordo e em imagens capturadas durante tais atividades. Dessa experiência depreendemos que o estágio docente permite repensar, refletir e desenvolver estratégias para o trabalho em sala de aula. No que se refere à proposição interdisciplinar, carecemos reformar nossas posturas e práticas para enxergar e encaminhar propostas em que os conhecimentos sejam integrados sem hierarquia. 2024-01-24T14:10:40Z 2024-01-24T14:10:40Z 2022-12-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da. Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores. Orientadora: Profa. Dra. Valéria Risuenho Marques. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio supervisionado
Formação inicial
Interdisciplinaridade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
spellingShingle Estágio supervisionado
Formação inicial
Interdisciplinaridade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da
Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
topic_facet Estágio supervisionado
Formação inicial
Interdisciplinaridade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
description Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Envolvemo-nos em atividades de observação, pesquisa, planejamento e regência, sob a supervisão de uma docente da UFPA. Metodologicamente, para este texto, apropriamo-nos de uma abordagem qualitativa (GODOY, 1985), tendo como instrumentos de constituição de dados empíricos, os registros feitos em diário de bordo e em imagens capturadas durante tais atividades. Dessa experiência depreendemos que o estágio docente permite repensar, refletir e desenvolver estratégias para o trabalho em sala de aula. No que se refere à proposição interdisciplinar, carecemos reformar nossas posturas e práticas para enxergar e encaminhar propostas em que os conhecimentos sejam integrados sem hierarquia.
author_additional MARQUES, Valéria Risuenho
author_additionalStr MARQUES, Valéria Risuenho
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Cláudia Camila do Nascimento da
title Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
title_short Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
title_full Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
title_fullStr Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
title_full_unstemmed Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
title_sort estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6563
_version_ 1796836713032581120
score 11.753896