Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.

Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa...

ver descrição completa

Autor principal: FERNANDES, Gelcimar Leite
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-686
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6862020-09-06T23:08:22Z As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. FERNANDES, Gelcimar Leite ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Representações sociais Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a política de formação de professores se materializa e o preço que cada professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior. 2018-09-11T14:20:47Z 2018-09-11T14:20:47Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERNANDES, Gelcimar Leite. As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Representações sociais
Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal
PARFOR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Representações sociais
Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal
PARFOR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
FERNANDES, Gelcimar Leite
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
topic_facet Representações sociais
Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal
PARFOR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a política de formação de professores se materializa e o preço que cada professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FERNANDES, Gelcimar Leite
title As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
title_short As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
title_full As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
title_fullStr As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
title_full_unstemmed As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
title_sort as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da ufpa – parfor/campus castanhal.
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686
_version_ 1787154555895545856
score 11.753735