/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal.
Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa...
Autor principal: | FERNANDES, Gelcimar Leite |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-686 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6862020-09-06T23:08:22Z As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. FERNANDES, Gelcimar Leite ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Representações sociais Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA - PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a política de formação de professores se materializa e o preço que cada professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior. 2018-09-11T14:20:47Z 2018-09-11T14:20:47Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FERNANDES, Gelcimar Leite. As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Representações sociais Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Representações sociais Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS FERNANDES, Gelcimar Leite As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. |
topic_facet |
Representações sociais Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Universidade Federal do Pará. Campus Universitário de Castanhal PARFOR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma pesquisa sobre as representações
sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA
- PARFOR /Campus Castanhal a partir de 30 alunos matriculados no Curso de
Pedagogia PARFOR, UFPA/Campus Castanhal. É pesquisa qualitativa de campo
segundo Bogdan e Biklen, que usou o questionário com base em Chizzotti como
técnica de produção de dados e análise de conteúdo categorial segundo Bardin. O
referencial teórico é pautado na Teoria das Representações Sociais de Moscovici e
Jodelet além de intelectuais como Gatti, Minasi, Libaneo, Tanure, Anjos que
discutem Formação de Professores. Os resultados mostram a partir de sete
temáticas analíticas, a saber: da dimensão projetiva; da dimensão da formação, da
dimensão ética; da dimensão afetiva; da dimensão atitudinal; da dimensão do
acesso ao curso e da dimensão sócio institucional, que esses professores vivenciam
a formação atravessados por conquistas e dilemas que expressam o modo como a
política de formação de professores se materializa e o preço que cada
professor/aluno paga no percurso de busca da formação em nível superior. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FERNANDES, Gelcimar Leite |
title |
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. |
title_short |
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. |
title_full |
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. |
title_fullStr |
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. |
title_full_unstemmed |
As representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da UFPA – PARFOR/Campus Castanhal. |
title_sort |
as representações sociais de professores sobre sua formação a partir do curso de pedagogia da ufpa – parfor/campus castanhal. |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/686 |
_version_ |
1787154555895545856 |
score |
11.753735 |