Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?

The National Curricular Parameters (PCNs) guide that the contents of Sciences be worked in an integrated way. The interdisciplinarity and integration of the contents, too, should be expressed in the textbooks of Primary Sciences, given the importance of this didactic resource. Qualitative and docume...

ver descrição completa

Autor principal: POMPEU, Elvis Vieira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7169
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7169
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71692024-09-06T03:02:39Z ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado? POMPEU, Elvis Vieira PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes http://lattes.cnpq.br/9834815945066835 ensino de ciências livro didático química science teaching textbook chemistry CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM The National Curricular Parameters (PCNs) guide that the contents of Sciences be worked in an integrated way. The interdisciplinarity and integration of the contents, too, should be expressed in the textbooks of Primary Sciences, given the importance of this didactic resource. Qualitative and documentary research analyzed the collection of science textbooks of the "Araribá Project", selected in PNLD 2017-2019 for use in municipal schools that offer the final years of Basic Education in the urban area of the municipality of Bagre / PA, with the objective of investigating how Chemical Science is approached in these books. The result of the research showed that the chemical knowledge is distributed in all the volumes of the collection and with concentration of the contents of chemistry in the proposed book for the 9th year. In the books of the 6th, 7th and 8th year there are few references to chemical knowledge, with only superficial citations without conceptual availability. Thus, there is a separation in what concerns the knowledge related to Chemistry, Physics and Biology, which can contribute to a fragmented view of the natural sciences. The levels of representation of chemical knowledge (macroscopic, microscopic and symbolic) are present throughout the collection. But in general, the use of the macroscopic level is prioritized through figures, and there is a greater lack of use of the microscopic and symbolic levels in the 6th, 7th and 8th grade books. From the results it is hoped to draw attention to the adequate introduction of Chemistry in Primary Education in an interdisciplinary way and integrated the other Natural Sciences, contributing to the understanding of nature as all dynamic. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que os conteúdos de Ciências sejam trabalhados de forma integrada. A interdisciplinaridade e integração dos conteúdos, também, deveriam estar expressas nos livros didáticos de Ciências do Ensino fundamental, dada a importância deste recurso didático. A pesquisa do tipo qualitativa e documental analisou a coleção de livros didáticos de Ciências do “Projeto Araribá”, selecionado no PNLD 2017-2019 para uso nas escolas municipais que ofertam os anos finais do Ensino fundamental na zona urbana do município de Bagre/PA, com o objetivo de investigar como a Ciência Química é abordada nesses livros. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos químicos estão distribuídos em todos os volumes da coleção e com concentração dos conteúdos de química no livro proposto para o 9º ano. Nos livros do 6º, 7º e 8º ano há poucas referências ao conhecimento químico, havendo apenas citações superficiais sem disponibilidade conceitual. Constatando assim que há uma separação no que diz a respeito aos conhecimentos relativos a Química, Física e Biologia, que pode contribuir para uma visão fragmentada das Ciências da natureza. Os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, microscópico e simbólico) são presentes em toda a coleção. Mas, de forma geral, é priorizado o uso do nível macroscópico, através de figuras, havendo maior carência de uso dos níveis microscópico e simbólico nos livros do 6º, 7° e 8º ano. A partir dos resultados espera-se chamar a atenção para a introdução adequada da Química no Ensino fundamental de maneira interdisciplinar e integrada as demais Ciências Naturais, contribuindo para a compreensão da natureza como todo dinâmico. 2024-09-05T19:39:02Z 2024-09-05T19:39:02Z 2019-01-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação POMPEU, Elvis Vieira. Ensino de ciências e a abordagem da química em livros didáticos do 6º ao 9º ano: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?. Orientadora: Gleiciane Leal Moraes Pinheiro. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7169. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7169 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic ensino de ciências
livro didático
química
science teaching
textbook
chemistry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle ensino de ciências
livro didático
química
science teaching
textbook
chemistry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
POMPEU, Elvis Vieira
ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
topic_facet ensino de ciências
livro didático
química
science teaching
textbook
chemistry
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description The National Curricular Parameters (PCNs) guide that the contents of Sciences be worked in an integrated way. The interdisciplinarity and integration of the contents, too, should be expressed in the textbooks of Primary Sciences, given the importance of this didactic resource. Qualitative and documentary research analyzed the collection of science textbooks of the "Araribá Project", selected in PNLD 2017-2019 for use in municipal schools that offer the final years of Basic Education in the urban area of the municipality of Bagre / PA, with the objective of investigating how Chemical Science is approached in these books. The result of the research showed that the chemical knowledge is distributed in all the volumes of the collection and with concentration of the contents of chemistry in the proposed book for the 9th year. In the books of the 6th, 7th and 8th year there are few references to chemical knowledge, with only superficial citations without conceptual availability. Thus, there is a separation in what concerns the knowledge related to Chemistry, Physics and Biology, which can contribute to a fragmented view of the natural sciences. The levels of representation of chemical knowledge (macroscopic, microscopic and symbolic) are present throughout the collection. But in general, the use of the macroscopic level is prioritized through figures, and there is a greater lack of use of the microscopic and symbolic levels in the 6th, 7th and 8th grade books. From the results it is hoped to draw attention to the adequate introduction of Chemistry in Primary Education in an interdisciplinary way and integrated the other Natural Sciences, contributing to the understanding of nature as all dynamic.
author_additional PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes
author_additionalStr PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author POMPEU, Elvis Vieira
title ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
title_short ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
title_full ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
title_fullStr ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
title_full_unstemmed ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
title_sort ensino de ciÊncias e a abordagem da quÍmica em livros didÁticos do 6º ao 9º ano: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7169
_version_ 1829093076259307520
score 11.755432