Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)

O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Renata do Socorro Lima da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717
Resumo:
O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O estudo parte do levantamento das produções disponíveis nos Grupos de Trabalho (GT) 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e (GT) 23- Gênero, sexualidade e educação das Reuniões Anuais da ANPEd (33ª a 37ª), relativas ao período de 2010 a 2015. O levantamento foi realizado com as palavras chave Gênero e Educação Infantil, onde foram encontradas 211 publicações, 22 se aproximavam da temática do estudo e dessas, após os critérios de exclusão, apenas 6 foram incluídas na pesquisa. Os resultados apontam que a mulheres são quem mais publicam sobre essa temática e que existe disparidades regionais nas publicações. Reafirmam a carência de pesquisas sobre crianças pequenas e as relações de gênero construídas na Educação Infantil.