/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)
O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O...
Autor principal: | SILVA, Renata do Socorro Lima da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-717 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7172020-09-06T20:08:44Z Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) SILVA, Renata do Socorro Lima da SALES, Lilian Silva de http://lattes.cnpq.br/8980332204773330 Educação infantil Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil) Identidade de gênero na educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O estudo parte do levantamento das produções disponíveis nos Grupos de Trabalho (GT) 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e (GT) 23- Gênero, sexualidade e educação das Reuniões Anuais da ANPEd (33ª a 37ª), relativas ao período de 2010 a 2015. O levantamento foi realizado com as palavras chave Gênero e Educação Infantil, onde foram encontradas 211 publicações, 22 se aproximavam da temática do estudo e dessas, após os critérios de exclusão, apenas 6 foram incluídas na pesquisa. Os resultados apontam que a mulheres são quem mais publicam sobre essa temática e que existe disparidades regionais nas publicações. Reafirmam a carência de pesquisas sobre crianças pequenas e as relações de gênero construídas na Educação Infantil. 2018-09-19T20:33:57Z 2018-09-19T20:33:57Z 2017-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Renata do Socorro Lima da. Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação infantil Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil) Identidade de gênero na educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação infantil Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil) Identidade de gênero na educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SILVA, Renata do Socorro Lima da Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) |
topic_facet |
Educação infantil Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil) Identidade de gênero na educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O estudo parte do levantamento das produções disponíveis nos Grupos de Trabalho (GT) 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e (GT) 23- Gênero, sexualidade e educação das Reuniões Anuais da ANPEd (33ª a 37ª), relativas ao período de 2010 a 2015. O levantamento foi realizado com as palavras chave Gênero e Educação Infantil, onde foram encontradas 211 publicações, 22 se aproximavam da temática do estudo e dessas, após os critérios de exclusão, apenas 6 foram incluídas na pesquisa. Os resultados apontam que a mulheres são quem mais publicam sobre essa temática e que existe disparidades regionais nas publicações. Reafirmam a carência de pesquisas sobre crianças pequenas e as relações de gênero construídas na Educação Infantil. |
author_additional |
SALES, Lilian Silva de |
author_additionalStr |
SALES, Lilian Silva de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Renata do Socorro Lima da |
title |
Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) |
title_short |
Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) |
title_full |
Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) |
title_fullStr |
Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) |
title_full_unstemmed |
Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) |
title_sort |
gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da anped (2010-2015) |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717 |
_version_ |
1787154570611261440 |
score |
11.753896 |