Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)

O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Renata do Socorro Lima da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-717
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7172020-09-06T20:08:44Z Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015) SILVA, Renata do Socorro Lima da SALES, Lilian Silva de http://lattes.cnpq.br/8980332204773330 Educação infantil Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil) Identidade de gênero na educação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O estudo parte do levantamento das produções disponíveis nos Grupos de Trabalho (GT) 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e (GT) 23- Gênero, sexualidade e educação das Reuniões Anuais da ANPEd (33ª a 37ª), relativas ao período de 2010 a 2015. O levantamento foi realizado com as palavras chave Gênero e Educação Infantil, onde foram encontradas 211 publicações, 22 se aproximavam da temática do estudo e dessas, após os critérios de exclusão, apenas 6 foram incluídas na pesquisa. Os resultados apontam que a mulheres são quem mais publicam sobre essa temática e que existe disparidades regionais nas publicações. Reafirmam a carência de pesquisas sobre crianças pequenas e as relações de gênero construídas na Educação Infantil. 2018-09-19T20:33:57Z 2018-09-19T20:33:57Z 2017-12-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Renata do Socorro Lima da. Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação infantil
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil)
Identidade de gênero na educação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação infantil
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil)
Identidade de gênero na educação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA, Renata do Socorro Lima da
Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)
topic_facet Educação infantil
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Brasil)
Identidade de gênero na educação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O estudo em questão teve como objetivo realizar levantamento bibliográfico para identificar a visibilidade dada as crianças nas produções científicas sobre gênero na Educação Infantil. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte. O estudo parte do levantamento das produções disponíveis nos Grupos de Trabalho (GT) 07- Educação de crianças de 0 a 6 anos e (GT) 23- Gênero, sexualidade e educação das Reuniões Anuais da ANPEd (33ª a 37ª), relativas ao período de 2010 a 2015. O levantamento foi realizado com as palavras chave Gênero e Educação Infantil, onde foram encontradas 211 publicações, 22 se aproximavam da temática do estudo e dessas, após os critérios de exclusão, apenas 6 foram incluídas na pesquisa. Os resultados apontam que a mulheres são quem mais publicam sobre essa temática e que existe disparidades regionais nas publicações. Reafirmam a carência de pesquisas sobre crianças pequenas e as relações de gênero construídas na Educação Infantil.
author_additional SALES, Lilian Silva de
author_additionalStr SALES, Lilian Silva de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Renata do Socorro Lima da
title Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)
title_short Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)
title_full Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)
title_fullStr Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)
title_full_unstemmed Gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da ANPED (2010-2015)
title_sort gênero na educação infantil: um diálogo com as produções da anped (2010-2015)
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/717
_version_ 1787154570611261440
score 11.753896