Artigo

Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA

Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas...

ver descrição completa

Autor principal: VIANA, Adriano de Carvalho
Outros Autores: ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7290
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72902024-10-06T03:02:37Z Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA VIANA, Adriano de Carvalho ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro http://lattes.cnpq.br/2292002732422870 PIBID Operações aritméticas Jogos Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes. 2024-10-05T16:08:01Z 2024-10-05T16:08:01Z 2023-12-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo VIANA, Adriano de Carvalho; ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto. Um relato de experiência do PIBID: o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA. Orientador: Rubenvaldo Monteiro Pereira. Ano da folha de rosto. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic PIBID
Operações aritméticas
Jogos
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle PIBID
Operações aritméticas
Jogos
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
VIANA, Adriano de Carvalho
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
topic_facet PIBID
Operações aritméticas
Jogos
Ludicidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes.
author_additional PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro
author_additionalStr PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro
format Artigo
author VIANA, Adriano de Carvalho
author2 ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto
author2Str ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto
title Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
title_short Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
title_full Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
title_fullStr Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
title_full_unstemmed Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
title_sort um relato de experiência do pibid: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na emeif santa terezinha em cametá/pa
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290
_version_ 1829093095816298496
score 11.753735