/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas...
Autor principal: | VIANA, Adriano de Carvalho |
---|---|
Outros Autores: | ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto |
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7290 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72902024-10-06T03:02:37Z Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA VIANA, Adriano de Carvalho ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro http://lattes.cnpq.br/2292002732422870 PIBID Operações aritméticas Jogos Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes. 2024-10-05T16:08:01Z 2024-10-05T16:08:01Z 2023-12-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo VIANA, Adriano de Carvalho; ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto. Um relato de experiência do PIBID: o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA. Orientador: Rubenvaldo Monteiro Pereira. Ano da folha de rosto. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibcameta@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
PIBID Operações aritméticas Jogos Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
PIBID Operações aritméticas Jogos Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO VIANA, Adriano de Carvalho Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA |
topic_facet |
PIBID Operações aritméticas Jogos Ludicidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em
Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações
aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação
social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma
criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A
integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso
permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando
sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de
motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos
se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando
conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica
mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o
período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados
obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos
educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às
necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da
educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes. |
author_additional |
PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro |
author_additionalStr |
PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro |
format |
Artigo |
author |
VIANA, Adriano de Carvalho |
author2 |
ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto |
author2Str |
ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto |
title |
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA |
title_short |
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA |
title_full |
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA |
title_fullStr |
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA |
title_full_unstemmed |
Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA |
title_sort |
um relato de experiência do pibid: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na emeif santa terezinha em cametá/pa |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7290 |
_version_ |
1829093095816298496 |
score |
11.753735 |