Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro

Este trabalho de conclusão curso, objetiva identificar nas práticas da marcenaria sob o olhar da Etnomatemática, com o objetivo de identificar elementos matemáticos presentes nesse processo, que possam ser vistos como mediadores no ensino da Geometria na Educação Básica, partindo dessa perspectiv...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Yana Carolina Negrão da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7337
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7337
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73372024-10-15T03:02:50Z Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro SILVA, Yana Carolina Negrão da LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Etnomatemática Conhecimento matemático Marcenaria CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Este trabalho de conclusão curso, objetiva identificar nas práticas da marcenaria sob o olhar da Etnomatemática, com o objetivo de identificar elementos matemáticos presentes nesse processo, que possam ser vistos como mediadores no ensino da Geometria na Educação Básica, partindo dessa perspectiva, buscando conhecer os conhecimentos matemáticos que se manifestam na fabricação de móveis, tendo com isso alternativas para que se possa introduzir esse conhecimento informal na sala de aula. Quanto a caracterização desta pesquisa, é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória, na modalidade de um Estudo de Caso, realizada no município de Maracanã/ PA. Participaram como colaboradores, dois marceneiros, que desempenham suas funções em marcenarias distintas. As informações foram obtidas por meio de observação in loco, conversas informais e entrevista, com perguntas direcionadas as práticas na confecção de móveis, na perspectiva de compreender os conhecimentos usados em suas práticas profissionais. Os resultados apontam que os conhecimentos informais desses marceneiros, podem ser vistos como mediadores no ensino na Geometria na Educação Básica. Apontam ainda, que todo professor deveria se permitir conhecer para aprender e dela fazer uso na sala de aula, no ensino dessa área do conhecimento. 2024-10-14T13:21:13Z 2024-10-14T13:21:13Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Yana Carolina Negrão da. Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7337. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7337 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Etnomatemática
Conhecimento matemático
Marcenaria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Etnomatemática
Conhecimento matemático
Marcenaria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
SILVA, Yana Carolina Negrão da
Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
topic_facet Etnomatemática
Conhecimento matemático
Marcenaria
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Este trabalho de conclusão curso, objetiva identificar nas práticas da marcenaria sob o olhar da Etnomatemática, com o objetivo de identificar elementos matemáticos presentes nesse processo, que possam ser vistos como mediadores no ensino da Geometria na Educação Básica, partindo dessa perspectiva, buscando conhecer os conhecimentos matemáticos que se manifestam na fabricação de móveis, tendo com isso alternativas para que se possa introduzir esse conhecimento informal na sala de aula. Quanto a caracterização desta pesquisa, é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória, na modalidade de um Estudo de Caso, realizada no município de Maracanã/ PA. Participaram como colaboradores, dois marceneiros, que desempenham suas funções em marcenarias distintas. As informações foram obtidas por meio de observação in loco, conversas informais e entrevista, com perguntas direcionadas as práticas na confecção de móveis, na perspectiva de compreender os conhecimentos usados em suas práticas profissionais. Os resultados apontam que os conhecimentos informais desses marceneiros, podem ser vistos como mediadores no ensino na Geometria na Educação Básica. Apontam ainda, que todo professor deveria se permitir conhecer para aprender e dela fazer uso na sala de aula, no ensino dessa área do conhecimento.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Yana Carolina Negrão da
title Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
title_short Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
title_full Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
title_fullStr Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
title_full_unstemmed Conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
title_sort conhecimentos matemáticos da marcenaria como mediadores no ensino da geometria: o que dizem as práticas de um marceneiro
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7337
_version_ 1829093040940122112
score 11.753735