Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Elementos matemáticos identificados na arte dos ancestrais quilombolas da Vila de Pirucaua em São Miguel do Guamá - Pará

A Etnomatemática é considerada uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática, e mantém uma relação muito natural com a Antropologia e as Ciências da Cognição. Este trabalho tem por objetivo identificar elementos da matemática escolar na arte dos ancestrais Quilombola da Comuni...

ver descrição completa

Autor principal: LOPES, Sebastiana Almeida
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7341
Resumo:
A Etnomatemática é considerada uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática, e mantém uma relação muito natural com a Antropologia e as Ciências da Cognição. Este trabalho tem por objetivo identificar elementos da matemática escolar na arte dos ancestrais Quilombola da Comunidade Pirucaua no município de São Miguel do Guamá- Pará, na perspectiva de apontar para a necessidade de reconhecer a importância de contextualizar o ensino da Matemática dentro das realidades socioculturais. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva, na modalidade Etnográfica. A base rde sustentação da pesquisa é a Etnomatemática que surge como uma tentativa de descrever e entender as formas pelas quais as ideias são compreendidas, articuladas e utilizadas por determinados grupos sociais. A partir das informações constituídas no campo de pesquisa, os resultados nos permitem compreender que a presença da Matemática na história da comunidade, se manifesta de diferente formas e que ao longo do tempo dão continuidade as tradições e comportamentos próprios dos quilombolas, que mantêm pessoas ligada as suas raízes. No âmbito da Educação Básica, os resultados apotam potenciais para catalisar inovações pedagógicas e influências nas práticas educacionais, incentivando a inclusão de diversos elementos culturais, nos materiais didáticos e nos métodos de ensino.