/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Elementos matemáticos identificados na arte dos ancestrais quilombolas da Vila de Pirucaua em São Miguel do Guamá - Pará
A Etnomatemática é considerada uma subárea da História da Matemática e da Educação Matemática, e mantém uma relação muito natural com a Antropologia e as Ciências da Cognição. Este trabalho tem por objetivo identificar elementos da matemática escolar na arte dos ancestrais Quilombola da Comuni...
Autor principal: | LOPES, Sebastiana Almeida |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7341 |
Resumo: |
---|
A Etnomatemática é considerada uma subárea da História da Matemática e da
Educação Matemática, e mantém uma relação muito natural com a Antropologia e as
Ciências da Cognição. Este trabalho tem por objetivo identificar elementos da
matemática escolar na arte dos ancestrais Quilombola da Comunidade Pirucaua no
município de São Miguel do Guamá- Pará, na perspectiva de apontar para a
necessidade de reconhecer a importância de contextualizar o ensino da Matemática
dentro das realidades socioculturais. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem
qualitativa descritiva, na modalidade Etnográfica. A base rde sustentação da pesquisa
é a Etnomatemática que surge como uma tentativa de descrever e entender as formas
pelas quais as ideias são compreendidas, articuladas e utilizadas por determinados
grupos sociais. A partir das informações constituídas no campo de pesquisa, os
resultados nos permitem compreender que a presença da Matemática na história da
comunidade, se manifesta de diferente formas e que ao longo do tempo dão
continuidade as tradições e comportamentos próprios dos quilombolas, que mantêm
pessoas ligada as suas raízes. No âmbito da Educação Básica, os resultados apotam
potenciais para catalisar inovações pedagógicas e influências nas práticas
educacionais, incentivando a inclusão de diversos elementos culturais, nos materiais
didáticos e nos métodos de ensino. |