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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Ed...
Autor principal: | BARATA, Alana do Socorro Monteiro |
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Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7694 |
Resumo: |
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O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação
Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de
Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do
Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na
perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no
desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os
conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica,
de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e
descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base
teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a
temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica,
localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de
Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas,
com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e
registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos
apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa,
para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos
ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de
professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos
professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de
ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas.
São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada
professor e por cada aluno especial de maneira diferente. |