/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Ed...
Autor principal: | BARATA, Alana do Socorro Monteiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7694 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7694 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76942025-02-08T03:02:35Z Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA BARATA, Alana do Socorro Monteiro LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Autismo Ensino e aprendizagem Conteúdos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica, localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas, com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa, para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas. São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada professor e por cada aluno especial de maneira diferente. 2025-02-07T16:07:12Z 2025-02-07T16:07:12Z 2024-02-27 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia BARATA, Alana do Socorro Monteiro. Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA. Orientadora: Maria Lídia Paula Ledoux. 2024. 40 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7694. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7694 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Autismo Ensino e aprendizagem Conteúdos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Autismo Ensino e aprendizagem Conteúdos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA BARATA, Alana do Socorro Monteiro Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA |
topic_facet |
Autismo Ensino e aprendizagem Conteúdos matemáticos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação
Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de
Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do
Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na
perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no
desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os
conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica,
de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e
descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base
teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a
temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica,
localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de
Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas,
com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e
registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos
apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa,
para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos
ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de
professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos
professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de
ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas.
São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada
professor e por cada aluno especial de maneira diferente. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
BARATA, Alana do Socorro Monteiro |
title |
Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA |
title_short |
Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA |
title_full |
Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA |
title_fullStr |
Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA |
title_full_unstemmed |
Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA |
title_sort |
educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com tea |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7694 |
_version_ |
1829093219032367104 |
score |
11.753735 |