Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art

This study aimed to reveal my teaching practices through narratives. Divided into three chapters, the first chapter draws a historical line describing the origin of classical ballet under the theories of Eliana Caminada, Flavio Sampaio, Jack Anderson and Paul Bourcier. The second chapter illustrates...

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Camila de Nazaré Soares
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/784
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-784
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7842019-09-21T03:00:43Z De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art BARBOSA, Camila de Nazaré Soares DERGAN, João Carlos Cunha http://lattes.cnpq.br/7831763767851216 Balé - Estudo e ensino Dança moderna Dança contemporânea Dança na educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA This study aimed to reveal my teaching practices through narratives. Divided into three chapters, the first chapter draws a historical line describing the origin of classical ballet under the theories of Eliana Caminada, Flavio Sampaio, Jack Anderson and Paul Bourcier. The second chapter illustrates the arrival of Ballet in Brazil and its trajectory to Belém do Pará; considering, the contributions made by great dancers such as: Augusto Rodrigues, Clara Pinto, Rosario Martins, Alessandra Freitas and Anny Erika Franco. Besides the studies of Eliana Caminada, it is used as a theoretical base the dissertations of Ana Cristina Freire and Giselle Cardoso Moreira. The third and final chapter, reveals my artistic development influenced by the foundation dance school Bella Art. This research reveals the importance that should be given to the historical background of classical ballet training to the consolidation of dance in Belém do Pará and along with it, a specific ramification which intends to perpetuate the teaching of the history of classical ballet in the State of Belém do Pará. Este trabalho teve como objetivo traçar uma linha histórica, e mostrar através dela aqueles que contribuíram para construção das minhas aplicações pedagógicas na Escola de Danças Bella Art. Divide-se em três capítulos, o primeiro capítulo traça uma linha histórica que descreve a origem do ballet clássico às luzes de Eliana Caminada, Flávio Sampaio, Jack Anderson e Paul Bourcier. O segundo capítulo trata da chegada do Ballet no Brasil e como foi sua trajetória de vinda á Belém do Pará, tomando como parte dessa história também alguns dos grandes nomes da dança clássica em Belém como Augusto Rodrigues, Clara Pinto, Rosário Martins, Alessandra Freitas e Anny Érika Franco, como embasamento teórico novamente os escritos de Eliana Caminada, os estudos de Mestrado de Ana Cristina Freire Cardoso e Giselle Moreira. No terceiro, e último, capítulo revelo minha trajetória artística através da história da construção da Escola de Danças Bella Art. A pesquisa revela a importância que deve se dar á trajetória histórica do ballet clássico para formação da dança em Belém do Pará e junto a ela vemos também a importância de uma ramificação dessa linha da história da dança que se propõe a perpetuar o ensino do ballet clássico no Estado. 2018-10-05T15:08:33Z 2018-10-05T15:08:33Z 2012-11-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BARBOSA, Camila de Nazaré Soares. De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na escola de danças Bella Art. Orientador: João Carlos Cunha Dergan. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/784. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/784 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Balé - Estudo e ensino
Dança moderna
Dança contemporânea
Dança na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Balé - Estudo e ensino
Dança moderna
Dança contemporânea
Dança na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
BARBOSA, Camila de Nazaré Soares
De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art
topic_facet Balé - Estudo e ensino
Dança moderna
Dança contemporânea
Dança na educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description This study aimed to reveal my teaching practices through narratives. Divided into three chapters, the first chapter draws a historical line describing the origin of classical ballet under the theories of Eliana Caminada, Flavio Sampaio, Jack Anderson and Paul Bourcier. The second chapter illustrates the arrival of Ballet in Brazil and its trajectory to Belém do Pará; considering, the contributions made by great dancers such as: Augusto Rodrigues, Clara Pinto, Rosario Martins, Alessandra Freitas and Anny Erika Franco. Besides the studies of Eliana Caminada, it is used as a theoretical base the dissertations of Ana Cristina Freire and Giselle Cardoso Moreira. The third and final chapter, reveals my artistic development influenced by the foundation dance school Bella Art. This research reveals the importance that should be given to the historical background of classical ballet training to the consolidation of dance in Belém do Pará and along with it, a specific ramification which intends to perpetuate the teaching of the history of classical ballet in the State of Belém do Pará.
author_additional DERGAN, João Carlos Cunha
author_additionalStr DERGAN, João Carlos Cunha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BARBOSA, Camila de Nazaré Soares
title De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art
title_short De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art
title_full De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art
title_fullStr De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art
title_full_unstemmed De um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na Escola de Danças Bella Art
title_sort de um ponto à minha ponta: o revelar de uma prática pedagógica na escola de danças bella art
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/784
_version_ 1787154581980971008
score 11.675088