/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino
Esse estudo busca analisar a realidade das bibliotecas públicas escolares do município de Humaitá, localizado no sul do estado do Amazonas, tendo em vista a Lei 12.244/10 e sua aplicação. Parte do estudo das políticas públicas nacionais e estaduais do Amazonas, voltadas para a biblioteca e a leitura...
Autor principal: | Silva, Lívia Sousa e |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6310693154335720, https://orcid.org/0000-0001-5272-0518 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10080 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10080 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-100802024-07-05T05:03:50Z Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino Silva, Lívia Sousa e Medeiros, Adriana Francisca de http://lattes.cnpq.br/6310693154335720 http://lattes.cnpq.br/5650581779742116 Saldanha, Diana Maria Leite Lopes http://lattes.cnpq.br/0036796669288785 Oliveira, Angela Maria Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/1047034055749049 https://orcid.org/0000-0001-5272-0518 . CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA Biblioteca escolar Leitura Letramento literário Políticas públicas de leitura Bibliotecário Esse estudo busca analisar a realidade das bibliotecas públicas escolares do município de Humaitá, localizado no sul do estado do Amazonas, tendo em vista a Lei 12.244/10 e sua aplicação. Parte do estudo das políticas públicas nacionais e estaduais do Amazonas, voltadas para a biblioteca e a leitura, assim como as concepções de biblioteca escolar e leitura, com o objetivo geral de analisar o espaço e as práticas da biblioteca pública escolar de Humaitá, e com os objetivos específicos para discutir os conceitos da Biblioteca Escolar, identificar as práticas de ensino realizadas atualmente nas bibliotecas públicas escolares do município e identificar o perfil da Biblioteca Pública Escolar de Humaitá. A metodologia aplicada inclui o estudo qualitativo, de caráter exploratório. Os dados foram construídos por meio de fontes documentais do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC-AM), da observação dos espaços e de entrevistas estruturadas com os profissionais atuantes nas bibliotecas escolares do município. A sistematização dos dados foi desenvolvida com base nos princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontam o descaso com a promoção da leitura e acesso ao livro do município, que não oferece bibliotecas públicas ativas, além da falta de profissionais com treinamento adequado para atuar nas bibliotecas escolares. This study seeks to analyze the reality of public-school libraries in the county of Humaitá, located in the south of Amazonas state, taking into account Law 12.244/10 and its application. It starts from the study of national and state public policies in Amazonas, aimed at the library and reading, as well as the concepts of school library and reading, to analyze the space and practices of the public-school library in Humaitá, with the specific objectives of discussing the concepts of the School Library, identifying the teaching practices currently carried out in public school libraries in the municipality and identifying the profile of the Library Public School of Humaitá. The methodology applied includes a qualitative method, of an exploratory nature. The data was constructed through documentary sources from the Ministry of Education, the Secretariat of Education and Sports of Amazonas (SEDUC-AM), observation of spaces, and structured interviews with professionals working in school libraries in the municipality. The analysis of this data was conceptualized in the Analysis of Content by Bardin (2011). The results of the research points to the neglect of promoting reading and access to books in the county, which does not offer active public libraries, in addition to the lack of professionals with proper training to work in school libraries. 2024-07-04T22:40:27Z 2024-02-27 Dissertação SILVA, Lívia Sousa e. Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10080 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
. CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA Biblioteca escolar Leitura Letramento literário Políticas públicas de leitura Bibliotecário |
spellingShingle |
. CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA Biblioteca escolar Leitura Letramento literário Políticas públicas de leitura Bibliotecário Silva, Lívia Sousa e Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino |
topic_facet |
. CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIENCIA DA INFORMACAO: BIBLIOTECONOMIA Biblioteca escolar Leitura Letramento literário Políticas públicas de leitura Bibliotecário |
description |
Esse estudo busca analisar a realidade das bibliotecas públicas escolares do município de Humaitá, localizado no sul do estado do Amazonas, tendo em vista a Lei 12.244/10 e sua aplicação. Parte do estudo das políticas públicas nacionais e estaduais do Amazonas, voltadas para a biblioteca e a leitura, assim como as concepções de biblioteca escolar e leitura, com o objetivo geral de analisar o espaço e as práticas da biblioteca pública escolar de Humaitá, e com os objetivos específicos para discutir os conceitos da Biblioteca Escolar, identificar as práticas de ensino realizadas atualmente nas bibliotecas públicas escolares do município e identificar o perfil da Biblioteca Pública Escolar de Humaitá. A metodologia aplicada inclui o estudo qualitativo, de caráter exploratório. Os dados foram construídos por meio de fontes documentais do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC-AM), da observação dos espaços e de entrevistas estruturadas com os profissionais atuantes nas bibliotecas escolares do município. A sistematização dos dados foi desenvolvida com base nos princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontam o descaso com a promoção da leitura e acesso ao livro do município, que não oferece bibliotecas públicas ativas, além da falta de profissionais com treinamento adequado para atuar nas bibliotecas escolares. |
author_additional |
Medeiros, Adriana Francisca de |
author_additionalStr |
Medeiros, Adriana Francisca de |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Lívia Sousa e |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6310693154335720 https://orcid.org/0000-0001-5272-0518 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/6310693154335720 https://orcid.org/0000-0001-5272-0518 |
title |
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino |
title_short |
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino |
title_full |
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino |
title_fullStr |
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas públicas escolares de Humaitá-Amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino |
title_sort |
bibliotecas públicas escolares de humaitá-amazonas: análise da função da biblioteca e suas práticas de ensino |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10080 |
_version_ |
1831970301053763584 |
score |
11.753735 |