/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais...
Autor principal: | Nascimento, Andrea Melo do |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7582834967735044, https://orcid.org/0009-0001-0847-6391 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10119 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101192024-07-16T05:04:14Z Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus Autorretrato: ensayos artísticos en la construcción de identidad de estudiantes de secundaria en Manaos Nascimento, Andrea Melo do Lopes, Valter Frank de Mesquita http://lattes.cnpq.br/7582834967735044 http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 Barros, Rosemara Staub de http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 Wosniak, Fábio http://lattes.cnpq.br/6525393533253057 https://orcid.org/0009-0001-0847-6391 . . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS Autorretrato Identidade A/r/tografia Ensino médio O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da zona Oeste de Manaus, que encontram dificuldades de relacionar teoria e prática, e ter uma sensação de pertencimento e reconhecimento do ‘eu’ é que a problemática desta pesquisa foi gerada: de que maneira o jovem se vê e/ou como gostaria de ser visto para além da superficialidade das atuais selfies? Na busca da compreensão, a proposta norteadora foi uma introspecção através da pintura, que resultou em reflexões do repertório individual dos estudantes com as exposições Espelhos de Si e Expressarte, tendo a a/r/tografia como direcionador metodológico. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) e outros. Espera-se com esta pesquisa promover a disseminação das práticas artísticas nas escolas, dentro da linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, ao valorizar as identidades e o protagonismo juvenil. El autorretrato es una narración de uno mismo, que, aunque pasan los siglos y las técnicas cambian, continúa como una práctica latente del ser humano, para su autoafirmación en el mundo, al revelar el alma de la persona-artista más allá de superficialidades momentáneas. Basado en observaciones y relatos informales de estudiantes del 1º año de secundaria, de una escuela pública de la zona Oeste de Manaos, que tienen dificultades para relacionar teoría y práctica, y tienen sentido de pertenencia y reconocimiento del 'Yo ', se generó el problema de esta investigación: ¿cómo se ven los jóvenes y/o cómo les gustaría ser vistos más allá de la superficialidad de los selfies actuales? En la búsqueda de comprensión, la propuesta rectora fue la introspección a través de la pintura, lo que resultó en reflexiones sobre el repertorio individual de los estudiantes con las exposiciones Espelhos de Si y Expressarte, con la a/r/tografía como guía metodológica. El marco teórico se basó en estudios de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) y otros. Con esta investigación se espera promover la difusión de prácticas artísticas en las escuelas, dentro de la línea de investigación Procesos de enseñanza, aprendizaje y creación en las artes, valorando las identidades y el protagonismo juvenil. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-07-15T21:40:06Z 2024-03-04 Dissertação NASCIMENTO, Andrea Melo do. Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
. . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS Autorretrato Identidade A/r/tografia Ensino médio |
spellingShingle |
. . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS Autorretrato Identidade A/r/tografia Ensino médio Nascimento, Andrea Melo do Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus |
topic_facet |
. . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS Autorretrato Identidade A/r/tografia Ensino médio |
description |
O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da zona Oeste de Manaus, que encontram dificuldades de relacionar teoria e prática, e ter uma sensação de pertencimento e reconhecimento do ‘eu’ é que a problemática desta pesquisa foi gerada: de que maneira o jovem se vê e/ou como gostaria de ser visto para além da superficialidade das atuais selfies? Na busca da compreensão, a proposta norteadora foi uma introspecção através da pintura, que resultou em reflexões do repertório individual dos estudantes com as exposições Espelhos de Si e Expressarte, tendo a a/r/tografia como direcionador metodológico. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) e outros. Espera-se com esta pesquisa promover a disseminação das práticas artísticas nas escolas, dentro da linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, ao valorizar as identidades e o protagonismo juvenil. |
author_additional |
Lopes, Valter Frank de Mesquita |
author_additionalStr |
Lopes, Valter Frank de Mesquita |
format |
Dissertação |
author |
Nascimento, Andrea Melo do |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7582834967735044 https://orcid.org/0009-0001-0847-6391 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7582834967735044 https://orcid.org/0009-0001-0847-6391 |
title |
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus |
title_short |
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus |
title_full |
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus |
title_fullStr |
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus |
title_full_unstemmed |
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus |
title_sort |
autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em manaus |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119 |
_version_ |
1831970306726559744 |
score |
11.753896 |