Dissertação

Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus

O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais...

ver descrição completa

Autor principal: Nascimento, Andrea Melo do
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7582834967735044, https://orcid.org/0009-0001-0847-6391
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
.
.
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10119
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101192024-07-16T05:04:14Z Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus Autorretrato: ensayos artísticos en la construcción de identidad de estudiantes de secundaria en Manaos Nascimento, Andrea Melo do Lopes, Valter Frank de Mesquita http://lattes.cnpq.br/7582834967735044 http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 Barros, Rosemara Staub de http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 Wosniak, Fábio http://lattes.cnpq.br/6525393533253057 https://orcid.org/0009-0001-0847-6391 . . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS Autorretrato Identidade A/r/tografia Ensino médio O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da zona Oeste de Manaus, que encontram dificuldades de relacionar teoria e prática, e ter uma sensação de pertencimento e reconhecimento do ‘eu’ é que a problemática desta pesquisa foi gerada: de que maneira o jovem se vê e/ou como gostaria de ser visto para além da superficialidade das atuais selfies? Na busca da compreensão, a proposta norteadora foi uma introspecção através da pintura, que resultou em reflexões do repertório individual dos estudantes com as exposições Espelhos de Si e Expressarte, tendo a a/r/tografia como direcionador metodológico. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) e outros. Espera-se com esta pesquisa promover a disseminação das práticas artísticas nas escolas, dentro da linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, ao valorizar as identidades e o protagonismo juvenil. El autorretrato es una narración de uno mismo, que, aunque pasan los siglos y las técnicas cambian, continúa como una práctica latente del ser humano, para su autoafirmación en el mundo, al revelar el alma de la persona-artista más allá de superficialidades momentáneas. Basado en observaciones y relatos informales de estudiantes del 1º año de secundaria, de una escuela pública de la zona Oeste de Manaos, que tienen dificultades para relacionar teoría y práctica, y tienen sentido de pertenencia y reconocimiento del 'Yo ', se generó el problema de esta investigación: ¿cómo se ven los jóvenes y/o cómo les gustaría ser vistos más allá de la superficialidad de los selfies actuales? En la búsqueda de comprensión, la propuesta rectora fue la introspección a través de la pintura, lo que resultó en reflexiones sobre el repertorio individual de los estudiantes con las exposiciones Espelhos de Si y Expressarte, con la a/r/tografía como guía metodológica. El marco teórico se basó en estudios de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) y otros. Con esta investigación se espera promover la difusión de prácticas artísticas en las escuelas, dentro de la línea de investigación Procesos de enseñanza, aprendizaje y creación en las artes, valorando las identidades y el protagonismo juvenil. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-07-15T21:40:06Z 2024-03-04 Dissertação NASCIMENTO, Andrea Melo do. Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus. 2024. 61 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic .
.
.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS
Autorretrato
Identidade
A/r/tografia
Ensino médio
spellingShingle .
.
.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS
Autorretrato
Identidade
A/r/tografia
Ensino médio
Nascimento, Andrea Melo do
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
topic_facet .
.
.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS
Autorretrato
Identidade
A/r/tografia
Ensino médio
description O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da zona Oeste de Manaus, que encontram dificuldades de relacionar teoria e prática, e ter uma sensação de pertencimento e reconhecimento do ‘eu’ é que a problemática desta pesquisa foi gerada: de que maneira o jovem se vê e/ou como gostaria de ser visto para além da superficialidade das atuais selfies? Na busca da compreensão, a proposta norteadora foi uma introspecção através da pintura, que resultou em reflexões do repertório individual dos estudantes com as exposições Espelhos de Si e Expressarte, tendo a a/r/tografia como direcionador metodológico. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Hall (2014), Pacheco (2012), Dias e Irwin (2013) e outros. Espera-se com esta pesquisa promover a disseminação das práticas artísticas nas escolas, dentro da linha de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, ao valorizar as identidades e o protagonismo juvenil.
author_additional Lopes, Valter Frank de Mesquita
author_additionalStr Lopes, Valter Frank de Mesquita
format Dissertação
author Nascimento, Andrea Melo do
author2 http://lattes.cnpq.br/7582834967735044
https://orcid.org/0009-0001-0847-6391
author2Str http://lattes.cnpq.br/7582834967735044
https://orcid.org/0009-0001-0847-6391
title Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
title_short Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
title_full Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
title_fullStr Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
title_full_unstemmed Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
title_sort autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10119
_version_ 1831970306726559744
score 11.753896