Dissertação

Tecnologias digitais como meios de ressignificação da prática de professores de língua portuguesa, em tempos de covid-19, em escolas municipais de Manaus (AM)

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de docentes de língua portuguesa em atuação no ensino fundamental da Semed-Manaus sobre o uso das tecnologias digitais em sua prática pedagógica a partir do contexto da pandemia da covid-19. A cada dia, as tecnologias se tornam indispensáveis p...

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Autor principal: Câmara, Cecy Simões de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7115512876766701
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10168
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101682024-07-20T05:03:46Z Tecnologias digitais como meios de ressignificação da prática de professores de língua portuguesa, em tempos de covid-19, em escolas municipais de Manaus (AM) Câmara, Cecy Simões de Souza Rodrigues, Luana Ferreira http://lattes.cnpq.br/7115512876766701 http://lattes.cnpq.br/8236254051650694 Bonifácio, Ligiane Pessoa dos Santos http://lattes.cnpq.br/0394521363017703 Teixeira, Wagner Barros . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA Tecnologias digitais Perspectivas docentes Ensino em contexto de pandemia Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de docentes de língua portuguesa em atuação no ensino fundamental da Semed-Manaus sobre o uso das tecnologias digitais em sua prática pedagógica a partir do contexto da pandemia da covid-19. A cada dia, as tecnologias se tornam indispensáveis para as práticas sociais, assim como o seu uso no contexto de sala de aula, o que compreende novos letramentos. Contudo, foi o cenário pandêmico que propiciou esse uso mais efetivo por professores durante as aulas remotas, evitando o completo isolamento social e permitindo a interação, o trabalho e o estudo. O embasamento teórico desta pesquisa trata do percurso histórico do componente Língua Portuguesa e sua presença nos documentos educacionais atuais, direcionando-o para o uso das tecnologias (Bagno, 2012; Brasil, 2018; Bunzen, 2011; Shigunov Neto; Maciel, 2008; Pietri, 2012; Soares, 2012; dentre outros); a contemporaneidade digital (Castells, 2022; Lévy, 1999; Xavier, 2013; dentre outros); o fenômeno do letramento (Kleiman, 1995; Soares, 2012; Rojo, 2020; Street, 2014; Xavier, 2013); o letramento digital e suas concepções (Coscarelli; Ribeiro, 2014; Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016; Soares, 2002; Zacharias, 2020; dentre outros); e a formação de professores para o letramento digital (Buzato, 2006; Xavier, 2007). Este trabalho de pesquisa insere-se na Linguística Aplicada (Kleiman, 2007; Moita Lopes, 2006; Oliveira, 2019), apresenta uma abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) e caracteriza-se como um estudo comparativo (Cervo; Bervian; Silva, 2007). A análise dos dados (Bardin, 2016) revelou uma percepção docente da importância do uso das tecnologias digitais em aulas de português. Por outro lado, deixa transparecer que as tecnologias ainda são utilizadas como instrumentos de transposição de atividades do impresso para o ambiente virtual, priorizando os letramentos escolares, sem levar em conta as variadas práticas de leitura e escrita que emergem dos ambientes digitais. Quanto às iniciativas para o letramento digital, estas partem, principalmente, dos próprios professores na troca de informação e saberes com outros colegas e na sua habilidade como usuários. Com relação às formações, observou-se que estiveram mais voltadas a dirimir dúvidas e sugerir aulas com o uso de ferramentas do que propriamente a contribuir com reflexões para o letramento digital dos docentes. This research aims to understand the perception of Portuguese language teachers working in elementary schools at Semed-Manaus about the use of digital technologies in their pedagogical practice, based on the context of the covid-19 pandemic. Every day, technologies become indispensable for social practices, as well as their use in the classroom context, which includes new literacies. However, it was the pandemic scenario that led to this more effective use by teachers during remote classes, avoiding complete social isolation and allowing interaction, work, and study. The theoretical basis of this research deals with the history of the Portuguese language subject and its presence in current educational documents, directing it towards the use of technologies (Bagno, 2012; Brasil, 2018; Bunzen, 2011; Shigunov Neto; Maciel, 2008; Pietri, 2012; Soares, 2012; among others); digital contemporaneity (Castells, 2022; Lévy, 1999; Xavier, 2013; among others); the phenomenon of literacy (Kleiman, 1995; Soares, 2012; Rojo, 2020; Street, 2014; Xavier, 2013); digital literacy and its conceptions (Coscarelli; Ribeiro, 2014; Dudeney; Hockly; Pegrum, 2016; Soares, 2002; Zacharias, 2020; among others); and teacher training for digital literacy (Buzato, 2006; Xavier, 2007). This research work is part of Applied Linguistics (Kleiman, 2007; Moita Lopes, 2006; Oliveira, 2019), has a qualitative approach (Bogdan; Biklen, 1994), and is characterized as a comparative study (Cervo; Bervian; Silva, 2007). Data analysis (Bardin, 2016) revealed a teacher perception of the importance of using digital technologies in Portuguese classes. On the other hand, technologies are still used as tools to transpose activities from print to the virtual environment, prioritizing school literacy, without considering the varied reading and writing practices that emerge from digital environments. As for initiatives for digital literacy, they mainly come from the teachers themselves in the exchange of information and knowledge with other colleagues and in their skills as users. Regarding the training courses, it was observed that they were more focused on clearing up doubts and suggesting lessons using the tools than on contributing to the teachers' digital literacy. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Sem dificuldades, plataforma objetiva. A reflexão sobre os usos das tecnologias para o ensino de língua portuguesa nas escolas públicas. 2024-07-19T18:40:47Z 2023-12-21 Dissertação CÂMARA, Cecy Simões de Souza. Tecnologias digitais como meios de ressignificação da prática de professores de língua portuguesa, em tempos de covid-19, em escolas municipais de Manaus (AM). 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10168 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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