/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Aprendizagem de termoquímica com jogos didáticos: uma prática educativa cooperativa
O ensino de Química vem passando por mudanças ao longo das últimas décadas, e não se concebe mais a aprendizagem na perspectiva passiva, sem o protagonismo do indivíduo, com forte influência da socio-interação. A partir dessa premissa o objetivo do trabalho foi avaliar como as atividades cooperat...
Autor principal: | Vieira, Ester Barreto |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9927485671203058 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10272 |
Resumo: |
---|
O ensino de Química vem passando por mudanças ao longo das últimas
décadas, e não se concebe mais a aprendizagem na perspectiva passiva, sem
o protagonismo do indivíduo, com forte influência da socio-interação. A partir
dessa premissa o objetivo do trabalho foi avaliar como as atividades cooperativas
promovidas por jogos didáticos contribuem no processo de ensino-
aprendizagem da termoquímica, no que tange aspectos conceituais, atitudinais
e inclusivos. Com a metodologia fundamentando-se na abordagem qualitativa e
pesquisa participante, os instrumentos de coleta de dados foram questionários,
produção textual, folhas de atividades e entrevista. A análise dos dados foi
pautada pela análise descritiva e interpretativa, além da análise de conteúdo. Os
principais resultados no que tange a inclusão foi a participação ativa do
estudante com transtorno do espectro autista em todas as atividades,
potencializada pela cooperação dos colegas nos jogos, em relação as questões
atitudinais foram trabalhadas as percepções sociais e habilidades para o
trabalho em equipe. Em relação aos conceitos termoquímicos houve indícios de
aprendizagem para as Fontes de energia, Reações termoquímicas, Entalpia de
combustão, bem como reforçada a necessidade de outras dinâmicas que ajudem
na construção dos conceitos Lei de Hess, Entalpia de ligação, Entalpia de
formação e Entalpia de neutralização. De modo geral, pode-se inferir que os
jogos didáticos são uma estratégia com potencial para o ensino-aprendizagem
da termoquímica, possibilitando cooperação e inclusão a luz da sociointeração
de Vygotsky. |