Dissertação

Aprendizagem de termoquímica com jogos didáticos: uma prática educativa cooperativa

O ensino de Química vem passando por mudanças ao longo das últimas décadas, e não se concebe mais a aprendizagem na perspectiva passiva, sem o protagonismo do indivíduo, com forte influência da socio-interação. A partir dessa premissa o objetivo do trabalho foi avaliar como as atividades cooperat...

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Autor principal: Vieira, Ester Barreto
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9927485671203058
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10272
Resumo:
O ensino de Química vem passando por mudanças ao longo das últimas décadas, e não se concebe mais a aprendizagem na perspectiva passiva, sem o protagonismo do indivíduo, com forte influência da socio-interação. A partir dessa premissa o objetivo do trabalho foi avaliar como as atividades cooperativas promovidas por jogos didáticos contribuem no processo de ensino- aprendizagem da termoquímica, no que tange aspectos conceituais, atitudinais e inclusivos. Com a metodologia fundamentando-se na abordagem qualitativa e pesquisa participante, os instrumentos de coleta de dados foram questionários, produção textual, folhas de atividades e entrevista. A análise dos dados foi pautada pela análise descritiva e interpretativa, além da análise de conteúdo. Os principais resultados no que tange a inclusão foi a participação ativa do estudante com transtorno do espectro autista em todas as atividades, potencializada pela cooperação dos colegas nos jogos, em relação as questões atitudinais foram trabalhadas as percepções sociais e habilidades para o trabalho em equipe. Em relação aos conceitos termoquímicos houve indícios de aprendizagem para as Fontes de energia, Reações termoquímicas, Entalpia de combustão, bem como reforçada a necessidade de outras dinâmicas que ajudem na construção dos conceitos Lei de Hess, Entalpia de ligação, Entalpia de formação e Entalpia de neutralização. De modo geral, pode-se inferir que os jogos didáticos são uma estratégia com potencial para o ensino-aprendizagem da termoquímica, possibilitando cooperação e inclusão a luz da sociointeração de Vygotsky.