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Dissertação
Aprendizagem de termoquímica com jogos didáticos: uma prática educativa cooperativa
O ensino de Química vem passando por mudanças ao longo das últimas décadas, e não se concebe mais a aprendizagem na perspectiva passiva, sem o protagonismo do indivíduo, com forte influência da socio-interação. A partir dessa premissa o objetivo do trabalho foi avaliar como as atividades cooperat...
Autor principal: | Vieira, Ester Barreto |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9927485671203058 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102722024-08-14T05:03:33Z Aprendizagem de termoquímica com jogos didáticos: uma prática educativa cooperativa Vieira, Ester Barreto Souza, Katiuscia dos Santos de http://lattes.cnpq.br/9927485671203058 http://lattes.cnpq.br/5474421431483167 Passos, Raimundo Ribeiro Souza, Renato Henriques de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Ensino de Química Cooperação Termoquímica Ensino-Aprendizagem O ensino de Química vem passando por mudanças ao longo das últimas décadas, e não se concebe mais a aprendizagem na perspectiva passiva, sem o protagonismo do indivíduo, com forte influência da socio-interação. A partir dessa premissa o objetivo do trabalho foi avaliar como as atividades cooperativas promovidas por jogos didáticos contribuem no processo de ensino- aprendizagem da termoquímica, no que tange aspectos conceituais, atitudinais e inclusivos. Com a metodologia fundamentando-se na abordagem qualitativa e pesquisa participante, os instrumentos de coleta de dados foram questionários, produção textual, folhas de atividades e entrevista. A análise dos dados foi pautada pela análise descritiva e interpretativa, além da análise de conteúdo. Os principais resultados no que tange a inclusão foi a participação ativa do estudante com transtorno do espectro autista em todas as atividades, potencializada pela cooperação dos colegas nos jogos, em relação as questões atitudinais foram trabalhadas as percepções sociais e habilidades para o trabalho em equipe. Em relação aos conceitos termoquímicos houve indícios de aprendizagem para as Fontes de energia, Reações termoquímicas, Entalpia de combustão, bem como reforçada a necessidade de outras dinâmicas que ajudem na construção dos conceitos Lei de Hess, Entalpia de ligação, Entalpia de formação e Entalpia de neutralização. De modo geral, pode-se inferir que os jogos didáticos são uma estratégia com potencial para o ensino-aprendizagem da termoquímica, possibilitando cooperação e inclusão a luz da sociointeração de Vygotsky. The teaching of Chemistry has undergone changes over the last decades, and learning is no longer conceived from a passive perspective, without the individual's protagonism, with a strong influence of social interaction. Based on this premise, the objective of the study was to evaluate how cooperative activities promoted by educational games contribute to the teaching-learning process of thermochemistry, addressing conceptual, attitudinal, and inclusive aspects. With a methodology grounded in qualitative approach and participant research, data collection instruments included questionnaires, textual production, activity sheets, and interviews. Data analysis was guided by descriptive and interpretative analysis, as well as content analysis. Regarding inclusion, the main results included the active participation of students with autism spectrum disorder in all activities, enhanced by cooperation from peers in games. Attitudinal issues focused on social perceptions and teamwork skills. In terms of thermochemical concepts, there were indications of learning related to Energy Sources, Thermochemical Reactions, Combustion Enthalpy. Additionally, there was reinforced recognition of the need for other dynamics to aid in the construction of concepts such as Hess's Law, Bond Enthalpy, Formation Enthalpy and Neutralization Enthalpy. In general, it can be inferred that educational games are a strategy with the potential to enhance the teaching and learning of thermochemistry, fostering cooperation and inclusion in light of Vygotsky's socio- interaction. CAPES - Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-08-13T13:21:11Z 2999-12-31 2024-01-30 Dissertação VIEIRA, Ester Barreto. Aprendizagem de termoquímica com jogos didáticos: uma prática educativa cooperativa. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10272 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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promovidas por jogos didáticos contribuem no processo de ensino-
aprendizagem da termoquímica, no que tange aspectos conceituais, atitudinais
e inclusivos. Com a metodologia fundamentando-se na abordagem qualitativa e
pesquisa participante, os instrumentos de coleta de dados foram questionários,
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pautada pela análise descritiva e interpretativa, além da análise de conteúdo. Os
principais resultados no que tange a inclusão foi a participação ativa do
estudante com transtorno do espectro autista em todas as atividades,
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atitudinais foram trabalhadas as percepções sociais e habilidades para o
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formação e Entalpia de neutralização. De modo geral, pode-se inferir que os
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