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Dissertação
O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM
A presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas pú...
Autor principal: | Fernandes, Afimar da Silva |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/7772196617118821, https://orcid.org/0000-0003-3194-4891 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103212024-08-29T05:05:07Z O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM Fernandes, Afimar da Silva Oliveira, Ângela Maria Gonçalves de https://lattes.cnpq.br/7772196617118821 https://www.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.men Nogueira, Jocélia Barbosa http://lattes.cnpq.br/0459825752592236 Alencar, Simone de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7794947874682417 https://orcid.org/0000-0003-3194-4891 . . . CIENCIAS HUMANAS Trabalho Docente Pandemia Ensino remoto Direito à educação A presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea - AM. Traz como objetivo geral, analisar as condições do trabalho docente na rede municipal de Lábrea - AM, durante o ensino remoto, como contribuição para a garantia do direito à educação. Os objetivos específicos são: identificar as práticas pedagógicas dos professores de Lábrea durante o período da pandemia da Covid-19; perceber as implicações do trabalho remoto na prática docente como garantia do direito à educação; identificar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores municipais de Lábrea, em relação às aulas remotas ofertadas pelas instituições de ensino participantes da pesquisa. Teve como questão norteadora: de que forma foi operacionalizado o trabalho dos professores de Lábrea, durante o ensino remoto, de modo a contribuir para a efetivação do direito à educação? Para embasar a pesquisa foram trabalhados autores que preconizam informações a respeito da temática, tais como: Muzzuoli (2002), Alves (2003), Bedin e Schneider (2012), Tardif, Lessard e Gauthier (1977), Tardif (1977, 2002, 2007), Marx (1985), Ourique, Lage e Bueno (2021), Godoy (1995), Triviños (1987), Gil (1999) e Bardin (2011). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa básica, através de entrevista, envolvendo abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), envolvendo as seguintes etapas: pré-análise, exploração do material, inferência e interpretação. Antes e durante a pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para que o estudo tivesse um embasamento teórico coerente e condizente com a temática abordada. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino fundamental I, mais precisamente os docentes do 5º ano da rede municipal de ensino de Lábrea - AM. Mediante a pesquisa foi possível identificar os fatores que contribuíram ou não para o desenvolvimento do trabalho docente e se o direito à educação dos alunos foi respeitado no decorrer do ensino remoto da pandemia da Covid-19. Após a conclusão da pesquisa, os resultados encontrados foram bastante relevantes, e constatou-se que os docentes não receberam suporte necessário e de qualidade para desenvolverem suas atividades docentes de forma satisfatória durante as aulas remotas. This dissertation addresses the right to education and the work of teachers in the Municipal Education Network of Lábrea - AM, during the Covid-19 pandemic, between the years 2020 and 2021. It focuses on the theme of the right to education in remote teaching: an analysis of teaching work in the public municipal schools of Lábrea - AM. The general objective is to analyze the conditions of teaching work in the municipal network of Lábrea - AM, during remote teaching, as a contribution to ensuring the right to education. The specific objectives are: to identify the pedagogical practices of teachers in Lábrea during the Covid-19 pandemic; to understand the implications of remote work on teaching practice as a guarantee of the right to education; to identify some of the difficulties faced by municipal teachers in Lábrea regarding the remote classes offered by the educational institutions participating in the research. The guiding question was: how was the work of teachers in Lábrea operationalized during remote teaching, in a way that contributed to the realization of the right to education? To support the research, authors who provide information on the subject were referenced, such as Muzzuoli (2002), Alves (2003), Bedin and Schneider (2012), Tardif, Lessard, and Gauthier (1977), Tardif (1977, 2002, 2007), Marx (1985), Ourique, Lage, and Bueno (2021), Godoy (1995), Triviños (1987), Gil (1999), and Bardin (2011). Regarding the methodology, it is basic research, through interviews, involving a qualitative approach, with the semi-structured interview as the data collection instrument. The data were analyzed based on Bardin’s content analysis (2011), involving the following stages: pre-analysis, material exploration, inference, and interpretation. Before and during the research, a literature review was conducted to ensure that the study had a coherent theoretical foundation consistent with the addressed theme. The research subjects were primary school teachers, specifically those teaching the 5th grade in the municipal network of Lábrea - AM. Through the research, it was possible to identify the factors that contributed or not to the development of teaching work and whether the students' right to education was respected during the remote teaching of the Covid-19 pandemic. After the conclusion of the research, the findings were quite relevant, and it was found that the teachers did not receive the necessary and quality support to satisfactorily develop their teaching activities during remote classes. 2024-08-28T17:59:35Z 2024-05-17 Dissertação FERNANDES, Afimar da Silva. O direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea-AM. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10321 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
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A presente dissertação aborda o direito à educação e o trabalho de professores da Rede Municipal de Ensino de Lábrea - AM, no período da pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e apresenta como temática o direito à educação no ensino remoto: uma análise do trabalho docente nas escolas públicas municipais de Lábrea - AM. Traz como objetivo geral, analisar as condições do trabalho docente na rede municipal de Lábrea - AM, durante o ensino remoto, como contribuição para a garantia do direito à educação. Os objetivos específicos são: identificar as práticas pedagógicas dos professores de Lábrea durante o período da pandemia da Covid-19; perceber as implicações do trabalho remoto na prática docente como garantia do direito à educação; identificar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores municipais de Lábrea, em relação às aulas remotas ofertadas pelas instituições de ensino participantes da pesquisa. Teve como questão norteadora: de que forma foi operacionalizado o trabalho dos professores de Lábrea, durante o ensino remoto, de modo a contribuir para a efetivação do direito à educação? Para embasar a pesquisa foram trabalhados autores que preconizam informações a respeito da temática, tais como: Muzzuoli (2002), Alves (2003), Bedin e Schneider (2012), Tardif, Lessard e Gauthier (1977), Tardif (1977, 2002, 2007), Marx (1985), Ourique, Lage e Bueno (2021), Godoy (1995), Triviños (1987), Gil (1999) e Bardin (2011). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa básica, através de entrevista, envolvendo abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011), envolvendo as seguintes etapas: pré-análise, exploração do material, inferência e interpretação. Antes e durante a pesquisa foi realizada uma revisão de literatura para que o estudo tivesse um embasamento teórico coerente e condizente com a temática abordada. Os sujeitos da pesquisa foram professores do ensino fundamental I, mais precisamente os docentes do 5º ano da rede municipal de ensino de Lábrea - AM. Mediante a pesquisa foi possível identificar os fatores que contribuíram ou não para o desenvolvimento do trabalho docente e se o direito à educação dos alunos foi respeitado no decorrer do ensino remoto da pandemia da Covid-19. Após a conclusão da pesquisa, os resultados encontrados foram bastante relevantes, e constatou-se que os docentes não receberam suporte necessário e de qualidade para desenvolverem suas atividades docentes de forma satisfatória durante as aulas remotas. |
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