Dissertação

Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico

A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os direitos humanos, especialmente no que se refere a uma exis...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Genivaldo Oliveira da
Outros Autores: Indisponível
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10511
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10511
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105112024-11-29T05:05:56Z Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico Silva, Genivaldo Oliveira da Cavalcante, Kátia Viana Indisponível Indisponível Lopes, Felipe Vláxio Romano, Roberta Girardi Sustentabilidade e meio ambiente - Educação Água - Uso OUTROS: CIENCIAS Prática educacionais Educação para sustentabilidade Sustentabilidade Interdisciplinaridade A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os direitos humanos, especialmente no que se refere a uma existência digna e à própria vida. Esse fenômeno é geralmente dividido em duas categorias: escassez física, quando há insuficiência de água devido a condições ecológicas locais, e escassez econômica, resultante de infraestrutura hídrica inadequada. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um produto técnico educacional que abordasse o conceito da pegada hídrica, visando aprimorar a aprendizagem e promover a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, especialmente no campo das ciências ambientais. O desenvolvimento desse produto seguiu o método de estudo de caso, com a aplicação de atividades de pesquisa participante. O produto técnico elaborado inclui um roteiro de atividades voltadas para ações educacionais mais dinâmicas e desafiadoras, incentivando a curiosidade e a exploração do conhecimento relacionado aos recursos hídricos. Além disso, ele busca ressignificar as metodologias aplicadas durante a Semana da Água nas escolas de ensino básico, proporcionando uma abordagem mais interativa e envolvente sobre o tema. Water scarcity is a global issue that has consistently been a subject of political, media, environmental, economic, and social debates over the past decades. Its consequences deeply affect communities and human rights, particularly about a dignified existence and life itself. This phenomenon is generally divided into two categories: physical scarcity, where there is a lack of water due to local ecological conditions, and economic scarcity, resulting from inadequate water infrastructure. Given this context, the aim of this study was to develop a technical educational product that addressed the concept of the water footprint, with the aim of improving learning and promoting awareness of the sustainable use of water resources, especially in the field of environmental sciences. The development of this product followed the case study method, with the application of participant research activities. The technical product developed includes a roadmap of activities aimed at more dynamic and challenging educational actions, encouraging curiosity and the exploration of knowledge related to water resources. In addition, it seeks to reframe the methodologies applied during Water Week in primary schools, providing a more interactive and engaging approach to the subject. 2024-11-29T04:36:56Z 2024-10-16 Dissertação SILVA, Genivaldo Oliveira da Silva. Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico. 2024. 44 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Lábrea (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10511 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Sustentabilidade e meio ambiente - Educação
Água - Uso
OUTROS: CIENCIAS
Prática educacionais
Educação para sustentabilidade
Sustentabilidade
Interdisciplinaridade
spellingShingle Sustentabilidade e meio ambiente - Educação
Água - Uso
OUTROS: CIENCIAS
Prática educacionais
Educação para sustentabilidade
Sustentabilidade
Interdisciplinaridade
Silva, Genivaldo Oliveira da
Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
topic_facet Sustentabilidade e meio ambiente - Educação
Água - Uso
OUTROS: CIENCIAS
Prática educacionais
Educação para sustentabilidade
Sustentabilidade
Interdisciplinaridade
description A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os direitos humanos, especialmente no que se refere a uma existência digna e à própria vida. Esse fenômeno é geralmente dividido em duas categorias: escassez física, quando há insuficiência de água devido a condições ecológicas locais, e escassez econômica, resultante de infraestrutura hídrica inadequada. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um produto técnico educacional que abordasse o conceito da pegada hídrica, visando aprimorar a aprendizagem e promover a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, especialmente no campo das ciências ambientais. O desenvolvimento desse produto seguiu o método de estudo de caso, com a aplicação de atividades de pesquisa participante. O produto técnico elaborado inclui um roteiro de atividades voltadas para ações educacionais mais dinâmicas e desafiadoras, incentivando a curiosidade e a exploração do conhecimento relacionado aos recursos hídricos. Além disso, ele busca ressignificar as metodologias aplicadas durante a Semana da Água nas escolas de ensino básico, proporcionando uma abordagem mais interativa e envolvente sobre o tema.
author_additional Cavalcante, Kátia Viana
author_additionalStr Cavalcante, Kátia Viana
format Dissertação
author Silva, Genivaldo Oliveira da
author2 Indisponível
author2Str Indisponível
title Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
title_short Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
title_full Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
title_fullStr Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
title_full_unstemmed Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
title_sort práxis educacional para redução da pegada hídrica: promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10511
_version_ 1831970381240467456
score 11.753735