Dissertação

Práxis educacional para redução da pegada hídrica: Promovendo o uso sustentável dos recursos hídricos em escolas do ensino básico

A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os direitos humanos, especialmente no que se refere a uma exis...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Genivaldo Oliveira da
Outros Autores: Indisponível
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10511
Resumo:
A escassez hídrica é uma questão de repercussão global, constantemente presente nos debates políticos, midiáticos, ambientais, econômicos e sociais ao longo das últimas décadas. Suas consequências afetam profundamente a coletividade e os direitos humanos, especialmente no que se refere a uma existência digna e à própria vida. Esse fenômeno é geralmente dividido em duas categorias: escassez física, quando há insuficiência de água devido a condições ecológicas locais, e escassez econômica, resultante de infraestrutura hídrica inadequada. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um produto técnico educacional que abordasse o conceito da pegada hídrica, visando aprimorar a aprendizagem e promover a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, especialmente no campo das ciências ambientais. O desenvolvimento desse produto seguiu o método de estudo de caso, com a aplicação de atividades de pesquisa participante. O produto técnico elaborado inclui um roteiro de atividades voltadas para ações educacionais mais dinâmicas e desafiadoras, incentivando a curiosidade e a exploração do conhecimento relacionado aos recursos hídricos. Além disso, ele busca ressignificar as metodologias aplicadas durante a Semana da Água nas escolas de ensino básico, proporcionando uma abordagem mais interativa e envolvente sobre o tema.