Dissertação

O livro pop-up no exercício da leitura

Os livros de literatura infantil são importantes recursos educacionais aplicados tanto no ambiente escolar quanto no domiciliar, e que permitem o desenvolvimento da fluência em leitura oral, a partir da constante prática de leitura. Entretanto, a expansão do mercado editorial viabilizou a produção e...

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Autor principal: Martins, Laís Cabral
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5372858477061876
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10557
Resumo:
Os livros de literatura infantil são importantes recursos educacionais aplicados tanto no ambiente escolar quanto no domiciliar, e que permitem o desenvolvimento da fluência em leitura oral, a partir da constante prática de leitura. Entretanto, a expansão do mercado editorial viabilizou a produção em massa de diferentes modelos de livros infantis que, muitas vezes, não acompanham as etapas de desenvolvimento escolar do estudante. Por essa razão, esta pesquisa explora assuntos como o processo de aquisição da leitura, a estrutura dos livros de acordo com a etapa escolar, as contribuições da neurociência cognitiva para a leitura, a escolha da tipografia e o design do livro, com o objetivo de desenvolver um livro de literatura infantil interativo para leitores-em-processo e contribuir no exercício da leitura. Utiliza-se, para isso, uma metodologia projetual adaptada, de Hans Gugelot e Guto Lins, mesclando fundamentos teóricos e científicos para a concepção do produto. Espera-se que essa pesquisa contribua no exercício da leitura oral e estimule o interesse pela leitura entre as crianças.