Dissertação

O livro pop-up no exercício da leitura

Os livros de literatura infantil são importantes recursos educacionais aplicados tanto no ambiente escolar quanto no domiciliar, e que permitem o desenvolvimento da fluência em leitura oral, a partir da constante prática de leitura. Entretanto, a expansão do mercado editorial viabilizou a produção e...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Laís Cabral
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5372858477061876
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10557
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10557
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105572025-02-21T19:42:44Z O livro pop-up no exercício da leitura Martins, Laís Cabral Kuwahara, Nelson http://lattes.cnpq.br/5372858477061876 http://lattes.cnpq.br/5693681670847561 Pacheco, Almir de Souza Freitas, Ana Paula Nazaré de Literatura infantojuvenil Livros ilustrados para crianças Livros-brinquedo Crianças - Livros e leitura Interesses na leitura CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Design Livro infantil Leitura Livro pop-up Os livros de literatura infantil são importantes recursos educacionais aplicados tanto no ambiente escolar quanto no domiciliar, e que permitem o desenvolvimento da fluência em leitura oral, a partir da constante prática de leitura. Entretanto, a expansão do mercado editorial viabilizou a produção em massa de diferentes modelos de livros infantis que, muitas vezes, não acompanham as etapas de desenvolvimento escolar do estudante. Por essa razão, esta pesquisa explora assuntos como o processo de aquisição da leitura, a estrutura dos livros de acordo com a etapa escolar, as contribuições da neurociência cognitiva para a leitura, a escolha da tipografia e o design do livro, com o objetivo de desenvolver um livro de literatura infantil interativo para leitores-em-processo e contribuir no exercício da leitura. Utiliza-se, para isso, uma metodologia projetual adaptada, de Hans Gugelot e Guto Lins, mesclando fundamentos teóricos e científicos para a concepção do produto. Espera-se que essa pesquisa contribua no exercício da leitura oral e estimule o interesse pela leitura entre as crianças. Children's literature books are important educational resources that are used in both the school and home environment, and which enable the development of oral reading fluency through constant reading practice. However, the expansion of the publishing market has made it possible to mass-produce different models of children's books, which often don't keep up with the stages of the student's school development. For this reason, this research explores issues such as the reading acquisition process, the structure of books according to the school stage, the contributions of cognitive neuroscience to reading, the choice of typography and book design, with the aim of developing an interactive children's literature book for readers-in-progress and contributing to the exercise of reading. For this purpose, an adapted design methodology by Hans Gugelot and Guto Lins is used, mixing theoretical and scientific foundations for the product's conception. It is hoped that this research will contribute to oral reading and stimulate interest in reading among children. 2024-12-24T04:21:40Z 2024-11-22 Dissertação MARTINS, Laís Cabral. O livro pop-up no exercício da leitura. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10557 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Design
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Literatura infantojuvenil
Livros ilustrados para crianças
Livros-brinquedo
Crianças - Livros e leitura
Interesses na leitura
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Design
Livro infantil
Leitura
Livro pop-up
spellingShingle Literatura infantojuvenil
Livros ilustrados para crianças
Livros-brinquedo
Crianças - Livros e leitura
Interesses na leitura
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Design
Livro infantil
Leitura
Livro pop-up
Martins, Laís Cabral
O livro pop-up no exercício da leitura
topic_facet Literatura infantojuvenil
Livros ilustrados para crianças
Livros-brinquedo
Crianças - Livros e leitura
Interesses na leitura
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Design
Livro infantil
Leitura
Livro pop-up
description Os livros de literatura infantil são importantes recursos educacionais aplicados tanto no ambiente escolar quanto no domiciliar, e que permitem o desenvolvimento da fluência em leitura oral, a partir da constante prática de leitura. Entretanto, a expansão do mercado editorial viabilizou a produção em massa de diferentes modelos de livros infantis que, muitas vezes, não acompanham as etapas de desenvolvimento escolar do estudante. Por essa razão, esta pesquisa explora assuntos como o processo de aquisição da leitura, a estrutura dos livros de acordo com a etapa escolar, as contribuições da neurociência cognitiva para a leitura, a escolha da tipografia e o design do livro, com o objetivo de desenvolver um livro de literatura infantil interativo para leitores-em-processo e contribuir no exercício da leitura. Utiliza-se, para isso, uma metodologia projetual adaptada, de Hans Gugelot e Guto Lins, mesclando fundamentos teóricos e científicos para a concepção do produto. Espera-se que essa pesquisa contribua no exercício da leitura oral e estimule o interesse pela leitura entre as crianças.
author_additional Kuwahara, Nelson
author_additionalStr Kuwahara, Nelson
format Dissertação
author Martins, Laís Cabral
author2 http://lattes.cnpq.br/5372858477061876
author2Str http://lattes.cnpq.br/5372858477061876
title O livro pop-up no exercício da leitura
title_short O livro pop-up no exercício da leitura
title_full O livro pop-up no exercício da leitura
title_fullStr O livro pop-up no exercício da leitura
title_full_unstemmed O livro pop-up no exercício da leitura
title_sort o livro pop-up no exercício da leitura
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10557
_version_ 1831970389631172608
score 11.753735