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Dissertação
Condição feminina de mulheres docentes na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
As mulheres têm conquistado espaço em diferentes setores sociais que historicamente lhes foram negados pelo patriarcado. No entanto, essas vitórias são fruto de grandes lutas e da resistência do movimento feminista, que possibilitaram a presença feminina em áreas como o trabalho, a educação, a polít...
Autor principal: | Soares, Muniz Lorena |
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Outros Autores: | 3475143135051613 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10579 |
Resumo: |
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As mulheres têm conquistado espaço em diferentes setores sociais que historicamente lhes foram negados pelo patriarcado. No entanto, essas vitórias são fruto de grandes lutas e da resistência do movimento feminista, que possibilitaram a presença feminina em áreas como o trabalho, a educação, a política e muitos outros campos. Apesar desses avanços, as mulheres ainda enfrentam significativas dificuldades em seus ambientes de trabalho. Esse tratamento desigual está frequentemente relacionado ao gênero, uma vez que a sociedade patriarcal historicamente atribuiu os papéis domésticos — como o cuidado com a casa, a família e a maternidade — exclusivamente às mulheres. Esses fatores, ao serem considerados no contexto da profissão docente universitária, dificultam a conciliação entre carreira e responsabilidades pessoais, além da ascensão a cargos de maior nível hierárquico. Neste cenário, a presente pesquisa se configura como uma dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, na linha de pesquisa Processos Sociais, Ambientais e Relação de Poder. Em virtude disso, a problemática que norteia a investigação visa responder: Em que medida a condição feminina e as experiências docentes de mulheres pesquisadoras são reveladoras dos processos de construção e consolidação de carreiras femininas no âmbito da Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus? A pesquisa busca explorar questões relacionadas à experiência feminina na graduação e na pós-graduação, desafios e dificuldades ao longo da carreira, competitividade na pesquisa, experiências de maternidade e conciliação da vida privada com as exigências da vida profissional. O objetivo geral do estudo é analisar a condição feminina e as experiências de mulheres pesquisadoras na UFAM, campus Manaus. A fundamentação teórica da pesquisa destaca a interdisciplinaridade do estudo, incorporando aspectos da educação, além de diálogos com a antropologia, a história e a sociologia, que se entrelaçam na temática feminina. Em relação ao percurso metodológico, a pesquisa utiliza o método do materialismo histórico dialético e as abordagens quantitativa e qualitativa, baseando-se em um questionário online semiaberto, com questões abertas e fechadas. Vinte e cinco (25) mulheres docentes, atuantes em diferentes áreas do conhecimento na UFAM, participaram do estudo. A análise dos dados, por meio de análise de conteúdo, gráficos e tabelas, revela relatos sobre trajetórias, dificuldades, desigualdades e responsabilidades familiares. Os resultados indicam que as relações sociais ainda perpetuam heranças coloniais que geram diferenças entre homens e mulheres no ambiente universitário e científico. Isso evidencia que a condição feminina continua marcada por grandes desigualdades, uma vez que os preceitos ainda seguem padrões masculinos, o que dificulta a ascensão feminina na mesma medida que os homens, que têm mais tempo livre para se dedicar exclusivamente às suas carreiras, uma vez que não estão vinculados as obrigações domesticas e cuidado dos filhos. |