Dissertação

Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação

Fundamentação: O envolvimento permanente em atividades físicas ao longo da vida necessita do Physical Literacy, um fenômeno que abrange o desenvolvimento humano, incluindo as dimensões afetiva, física, comportamental e cognitiva. Assim, parece plausível esperar que o Physical Literacy esteja relacio...

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Autor principal: Almeida, Thiago da Cruz de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1509816755413766, https://orcid.org/0000-0001-6999-4646
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10627
Resumo:
Fundamentação: O envolvimento permanente em atividades físicas ao longo da vida necessita do Physical Literacy, um fenômeno que abrange o desenvolvimento humano, incluindo as dimensões afetiva, física, comportamental e cognitiva. Assim, parece plausível esperar que o Physical Literacy esteja relacionado a desempenhos escolares que ocorrem nestes mesmos domínios, tal como o desempenho em leitura, do domínio cognitivo. Estudos prévios, no entanto, apresentam resultados conflitantes e não há estudos desta temática na região amazônica. Objetivo: Investigar a associação entre Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos. Método: Trata-se de um estudo de associação, transversal e de abordagem quantitativa realizado com escolares amazônicos (n=100; idade entre 10 e 13 anos; 43% do sexo masculino) de 3 escolas públicas do município de Borba (Amazonas); foi utilizado o Assessment Brazilian for Children from Physical Literacy, Questionário de Atividade Física de Lazer, Índice de Massa Corporal, Supine-To-Stand (STS) e Subteste de Desempenho em Leitura–II; e para análise de dados teste de correlação de Spearman (p ≤ 0,05). Resultados: Entre as variáveis do Physical Literacy, a competência motora apresentou correlação significativa com o desempenho em leitura, sugerindo que tal pode desempenhar um papel fundamental na promoção de processos cognitivos relacionados à aprendizagem da leitura. Conclusão: A implementação de abordagens holísticas e inclusivas no âmbito de investigações relacionadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes se faz necessário, para transcender o campo das ideias e ocupar espaços educativos para a promoção de um estilo de vida saudável e ativo sob o prisma da Educação Inclusiva e Direitos Humanos.