Dissertação

Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação

Fundamentação: O envolvimento permanente em atividades físicas ao longo da vida necessita do Physical Literacy, um fenômeno que abrange o desenvolvimento humano, incluindo as dimensões afetiva, física, comportamental e cognitiva. Assim, parece plausível esperar que o Physical Literacy esteja relacio...

ver descrição completa

Autor principal: Almeida, Thiago da Cruz de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1509816755413766, https://orcid.org/0000-0001-6999-4646
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10627
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10627
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106272025-01-29T05:05:59Z Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação Physical literacy and reading performance of amazonian schoolchildren: an association study Almeida, Thiago da Cruz de Souza, Cleverton José Farias de http://lattes.cnpq.br/1509816755413766 http://lattes.cnpq.br/1333241542378574 Ferreira, Lúcio Fernandes http://lattes.cnpq.br/7202287374544773 Cattuzzo, Maria Teresa http://lattes.cnpq.br/9733224936509206 https://orcid.org/0000-0001-6999-4646 Aprendizagem motora Educação pelo movimento Educação inclusiva - Amazônia CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Desenvolvimento Motor Desempenho Acadêmico Educação Inclusiva Amazônia Fundamentação: O envolvimento permanente em atividades físicas ao longo da vida necessita do Physical Literacy, um fenômeno que abrange o desenvolvimento humano, incluindo as dimensões afetiva, física, comportamental e cognitiva. Assim, parece plausível esperar que o Physical Literacy esteja relacionado a desempenhos escolares que ocorrem nestes mesmos domínios, tal como o desempenho em leitura, do domínio cognitivo. Estudos prévios, no entanto, apresentam resultados conflitantes e não há estudos desta temática na região amazônica. Objetivo: Investigar a associação entre Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos. Método: Trata-se de um estudo de associação, transversal e de abordagem quantitativa realizado com escolares amazônicos (n=100; idade entre 10 e 13 anos; 43% do sexo masculino) de 3 escolas públicas do município de Borba (Amazonas); foi utilizado o Assessment Brazilian for Children from Physical Literacy, Questionário de Atividade Física de Lazer, Índice de Massa Corporal, Supine-To-Stand (STS) e Subteste de Desempenho em Leitura–II; e para análise de dados teste de correlação de Spearman (p ≤ 0,05). Resultados: Entre as variáveis do Physical Literacy, a competência motora apresentou correlação significativa com o desempenho em leitura, sugerindo que tal pode desempenhar um papel fundamental na promoção de processos cognitivos relacionados à aprendizagem da leitura. Conclusão: A implementação de abordagens holísticas e inclusivas no âmbito de investigações relacionadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes se faz necessário, para transcender o campo das ideias e ocupar espaços educativos para a promoção de um estilo de vida saudável e ativo sob o prisma da Educação Inclusiva e Direitos Humanos. Rationale: Permanent involvement in physical activities throughout life requires Physical Literacy, a phenomenon encompassing human development, including the affective, physical, behavioral and cognitive dimensions. Thus, it seems plausible to expect Physical Literacy to be related to school performance that occurs in these same domains, such as reading performance in the cognitive domain. However, Previous studies have presented conflicting results, and no studies on this subject in the Amazon region. Objective: To investigate the association between Physical Literacy and Reading Performance in Amazonian schoolchildren. Method: This is an association, cross-sectional, quantitative study carried out with Amazonian schoolchildren (n=100; aged between 10 and 13 years; 43% male) from 3 public schools in the municipality of Borba (Amazonas); the Brazilian Assessment for Children from Physical Literacy, Leisure Physical Activity Questionnaire, Body Mass Index, Supine-To-Stand (STS) and Reading Performance Subtest-II were used; and Spearman's correlation test (p ≤ 0.05) was used to analyze the data. Results: Among the Physical Literacy variables, motor competence showed a significant correlation with reading performance, suggesting that it can play a fundamental role in promoting cognitive processes related to learning to read. Conclusion: The implementation of holistic and inclusive approaches in investigations related to the comprehensive development of children and adolescents is necessary to transcend theoretical ideas and occupy educational spaces for promoting a healthy and active lifestyle under the framework of Inclusive Education and Human Rights. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-01-28T19:28:36Z 2024-09-26 Dissertação ALMEIDA, Thiago da Cruz de. Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10627 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Aprendizagem motora
Educação pelo movimento
Educação inclusiva - Amazônia
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Desenvolvimento Motor
Desempenho Acadêmico
Educação Inclusiva
Amazônia
spellingShingle Aprendizagem motora
Educação pelo movimento
Educação inclusiva - Amazônia
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Desenvolvimento Motor
Desempenho Acadêmico
Educação Inclusiva
Amazônia
Almeida, Thiago da Cruz de
Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
topic_facet Aprendizagem motora
Educação pelo movimento
Educação inclusiva - Amazônia
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Desenvolvimento Motor
Desempenho Acadêmico
Educação Inclusiva
Amazônia
description Fundamentação: O envolvimento permanente em atividades físicas ao longo da vida necessita do Physical Literacy, um fenômeno que abrange o desenvolvimento humano, incluindo as dimensões afetiva, física, comportamental e cognitiva. Assim, parece plausível esperar que o Physical Literacy esteja relacionado a desempenhos escolares que ocorrem nestes mesmos domínios, tal como o desempenho em leitura, do domínio cognitivo. Estudos prévios, no entanto, apresentam resultados conflitantes e não há estudos desta temática na região amazônica. Objetivo: Investigar a associação entre Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos. Método: Trata-se de um estudo de associação, transversal e de abordagem quantitativa realizado com escolares amazônicos (n=100; idade entre 10 e 13 anos; 43% do sexo masculino) de 3 escolas públicas do município de Borba (Amazonas); foi utilizado o Assessment Brazilian for Children from Physical Literacy, Questionário de Atividade Física de Lazer, Índice de Massa Corporal, Supine-To-Stand (STS) e Subteste de Desempenho em Leitura–II; e para análise de dados teste de correlação de Spearman (p ≤ 0,05). Resultados: Entre as variáveis do Physical Literacy, a competência motora apresentou correlação significativa com o desempenho em leitura, sugerindo que tal pode desempenhar um papel fundamental na promoção de processos cognitivos relacionados à aprendizagem da leitura. Conclusão: A implementação de abordagens holísticas e inclusivas no âmbito de investigações relacionadas ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes se faz necessário, para transcender o campo das ideias e ocupar espaços educativos para a promoção de um estilo de vida saudável e ativo sob o prisma da Educação Inclusiva e Direitos Humanos.
author_additional Souza, Cleverton José Farias de
author_additionalStr Souza, Cleverton José Farias de
format Dissertação
author Almeida, Thiago da Cruz de
author2 http://lattes.cnpq.br/1509816755413766
https://orcid.org/0000-0001-6999-4646
author2Str http://lattes.cnpq.br/1509816755413766
https://orcid.org/0000-0001-6999-4646
title Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
title_short Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
title_full Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
title_fullStr Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
title_full_unstemmed Physical Literacy e Desempenho em Leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
title_sort physical literacy e desempenho em leitura de escolares amazônicos : um estudo de associação
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10627
_version_ 1831970402105032704
score 11.753735