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Dissertação
Percursos formativos para educadores amazônicos: autoria e criação no ensino das ciências ambientais
A formação continuada para ensino das Ciências Ambientais enfrenta desafios para se consolidar nas diretrizes formativas das escolas do ensino médio devido ao determinismo científico que marcou sua trajetória histórica e aos baixos investimentos em políticas públicas. Embora exista um documento n...
Autor principal: | Oliveira, Fernanda Rodrigues de |
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Outros Autores: | Indisponível |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10718 |
Resumo: |
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A formação continuada para ensino das Ciências Ambientais enfrenta desafios para
se consolidar nas diretrizes formativas das escolas do ensino médio devido ao
determinismo científico que marcou sua trajetória histórica e aos baixos investimentos
em políticas públicas. Embora exista um documento nacional que orienta práticas
pedagógicas e define as aprendizagens essenciais a serem incorporadas ao currículo
escolar, a formação continuada de professores ainda é insuficiente, e os métodos
tradicionais predominam nas rotinas escolares, resultando em fragmentação entre
disciplinas e a falta de integração curricular. Essa desconexão compromete a
formação integral do estudante e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este
estudo teve como objetivo construir percursos formativos baseados nos itinerários
amazônicos, utilizando processos de autoria e criação para o ensino das Ciências
Ambientais. Foram desenvolvidas duas frentes de trabalho, a análise da Proposta
Curricular e Pedagógica do Ensino Médio (PCP-EM), identificando as potencialidades
e desafios da dimensão ambiental, e a elaboração de um produto técnico tecnológico
educacional como referência para os itinerários formativos da rede estadual. A
pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na pesquisa-ação, utilizou a
análise de conteúdo para interpretar os dados, permitindo identificar padrões e
categorias relevantes. A coleta dos dados foi realizada com dez professores,
distribuídos em quatro escolas estaduais do ensino médio localizadas na zona urbana
do município de Itacoatiara, Amazonas. O processo seguiu as quatro etapas da
pesquisa-ação: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase de avaliação com
o desenvolvimento de ações colaborativas. Os resultados indicaram que a formação
continuada fortalece o ensino das Ciências Ambientais na Amazônia e promove a
manifestação do professor-autor. O estudo culminou na criação do produto técnico
tecnológico educacional “O Professor-Autor em formação: diretrizes formativas com
ênfase em saberes amazônicos”, que visa apoiar a formação continuada de
professores do ensino médio na região amazônica. Apesar dos avanços,
identificaram-se a necessidade de políticas públicas que valorizem as demandas
locais, priorizando uma formação interdisciplinar e intercultural. A pesquisa aponta
para a construção de um currículo sustentável, onde professores e estudantes sejam
protagonistas e agentes de transformação, contribuindo para a sustentabilidade e o
desenvolvimento da Amazônia |