Dissertação

Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico

Esta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções das filósofas à...

ver descrição completa

Autor principal: Monteiro, Karla Regina Bentes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2887438044619363, https://orcid.org/0000-0003-4359-6070
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10842
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108422025-05-13T05:07:36Z Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico Thinking about the teaching of philosophy beyond the dominant discourses: the invisibility of female philosophers in the construction of philosophical knowledge Monteiro, Karla Regina Bentes Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da http://lattes.cnpq.br/2887438044619363 http://lattes.cnpq.br/3181260521011038 Batista, Joana Tolentino http://lattes.cnpq.br/2399340583758291 Andrade, Aldair Oliveira de https://orcid.org/0000-0003-4359-6070 Filósofas - Educação Educação - Filosofia CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA Ensino de Filosofia Filosofia feminista Discursos dominantes Invisibilidade das filósofas Educação emancipadora Esta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções das filósofas à margem, criando lacunas epistemológicas que persistem na educação filosófica. Utilizando um enfoque genealógico inspirado em Michel Foucault, a pesquisa dialoga com pensadoras como Simone de Beauvoir, Judith Butler e Sueli Carneiro, evidenciando a relevância de novas epistemologias feministas e interseccionais no ensino de Filosofia. A proposta teórico-prática apresentada busca desconstruir as bases hegemônicas que excluem as filósofas e propõe metodologias e didáticas que promovam a pluralidade de saberes, contribuindo para um ensino filosófico emancipador e inclusivo. This dissertation investigates the invisibility of women philosophers in the history and construction of philosophical knowledge and its implications for the teaching of Philosophy. It seeks to analyze how dominant discourses, grounded in Eurocentric and patriarchal epistemologies, relegated the works of women philosophers to the margins, creating epistemological gaps that persist in philosophical education. Using a genealogical approach inspired by Michel Foucault, the research engages with thinkers such as Simone de Beauvoir, Judith Butler, and Sueli Carneiro, highlighting the relevance of new feminist and intersectional epistemologies in the teaching of Philosophy. The theoretical and practical proposal presented aims to deconstruct the hegemonic foundations that exclude women philosophers and suggests methodologies and pedagogical practices that promote the plurality of knowledge, contributing to an emancipatory and inclusive philosophical education. 2025-04-17T17:49:45Z 2024-12-12 Dissertação MONTEIRO, Karla Regina Bentes. Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico. 2024. 101 f. Dissertação0 (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Filosofia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Filósofas - Educação
Educação - Filosofia
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino de Filosofia
Filosofia feminista
Discursos dominantes
Invisibilidade das filósofas
Educação emancipadora
spellingShingle Filósofas - Educação
Educação - Filosofia
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino de Filosofia
Filosofia feminista
Discursos dominantes
Invisibilidade das filósofas
Educação emancipadora
Monteiro, Karla Regina Bentes
Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
topic_facet Filósofas - Educação
Educação - Filosofia
CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
Ensino de Filosofia
Filosofia feminista
Discursos dominantes
Invisibilidade das filósofas
Educação emancipadora
description Esta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções das filósofas à margem, criando lacunas epistemológicas que persistem na educação filosófica. Utilizando um enfoque genealógico inspirado em Michel Foucault, a pesquisa dialoga com pensadoras como Simone de Beauvoir, Judith Butler e Sueli Carneiro, evidenciando a relevância de novas epistemologias feministas e interseccionais no ensino de Filosofia. A proposta teórico-prática apresentada busca desconstruir as bases hegemônicas que excluem as filósofas e propõe metodologias e didáticas que promovam a pluralidade de saberes, contribuindo para um ensino filosófico emancipador e inclusivo.
author_additional Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
author_additionalStr Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
format Dissertação
author Monteiro, Karla Regina Bentes
author2 http://lattes.cnpq.br/2887438044619363
https://orcid.org/0000-0003-4359-6070
author2Str http://lattes.cnpq.br/2887438044619363
https://orcid.org/0000-0003-4359-6070
title Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
title_short Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
title_full Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
title_fullStr Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
title_full_unstemmed Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
title_sort pensar o ensino de filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842
_version_ 1832160175324135424
score 11.753735