Dissertação

Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.

A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados. Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo q...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Sílvia Andréa Brandão de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0459533730230765
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3574
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3574
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35742020-01-10T15:32:34Z Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. Lima, Sílvia Andréa Brandão de Monteiro, Ierecê Barbosa http://lattes.cnpq.br/0459533730230765 http://lattes.cnpq.br/7671831772363755 Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Quality Long-distance Education Sciences Politics ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados. Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo que seria não uma modalidade que substitua a educação presencial e sim uma alternativa de educação para o Brasil, atualizando conceitos e conhecimentos, auxiliando na permanente tomada de consciência dos profissionais sobre os avanços promovidos em suas áreas específicas e, principalmente, gerando processos continuados de acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade a milhões de cidadãos. Nesta discussão analisam-se os indicadores propostos como forma de averiguar a qualidade no processo pedagógico de EAD no curso de Ciência Política da Universidade Estadual do Amazonas, verificando-se: o apoio ao aluno e ao docente; a infra-estrutura; o desenvolvimento do curso e a avaliação do processo pedagógico. A coleta de dados foi realizada junto aos alunos, professores titulares e assistentes e coordenadores do curso. Após a análise dos dados os resultados sinalizaram para indicadores de qualidade significativos o que de certa forma derrubam o mito de que a qualidade é precária no Ensino à Distância. The education, today, requires alternatives to win the challenges to extend the productivity of the systems of education and the institutions of Superior Education, to guarantee quality of the education, to form professors adequately and to keep brought up to date them. In this search a process is had in the long-distance Education that would be a modality that substitutes the actual education and yes an alternative of education for Brazil, bringing up to date concepts and knowledge, not assisting in the permanent one taken of conscience of the professionals on the advances promoted in its specific areas e, mainly, generating continued processes of access to the knowledge accumulated for the humanity the millions of citizens. In this quarrel the considered pointers are analyzed as form to inquire the quality in the pedagogical process of EAD in the course of Science Politics of the State University of Amazon, being verified themselves: the support to the pupil and the professor; the infrastructure; the development of the course and evaluation of the pedagogical process. The collection of data was carried through next to the titular pupils, professors and assistants and coordinators of the course. After the analysis of the data we got resulted that they had signaled for significant pointers of quality what of certain form they knock down the myth of that the quality is precarious in long-distance ensign. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-22T22:11:07Z 2015-04-09 2008-10-13 Dissertação Lima, Sílvia Andréa Brandão de. Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.. 2008. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3574 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Qualidade
Ensino à Distância
Ciências Políticas
Qualidade
Ensino à Distância
Ciências Políticas
Quality
Long-distance Education
Sciences Politics
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
spellingShingle Qualidade
Ensino à Distância
Ciências Políticas
Qualidade
Ensino à Distância
Ciências Políticas
Quality
Long-distance Education
Sciences Politics
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Lima, Sílvia Andréa Brandão de
Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.
topic_facet Qualidade
Ensino à Distância
Ciências Políticas
Qualidade
Ensino à Distância
Ciências Políticas
Quality
Long-distance Education
Sciences Politics
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados. Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo que seria não uma modalidade que substitua a educação presencial e sim uma alternativa de educação para o Brasil, atualizando conceitos e conhecimentos, auxiliando na permanente tomada de consciência dos profissionais sobre os avanços promovidos em suas áreas específicas e, principalmente, gerando processos continuados de acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade a milhões de cidadãos. Nesta discussão analisam-se os indicadores propostos como forma de averiguar a qualidade no processo pedagógico de EAD no curso de Ciência Política da Universidade Estadual do Amazonas, verificando-se: o apoio ao aluno e ao docente; a infra-estrutura; o desenvolvimento do curso e a avaliação do processo pedagógico. A coleta de dados foi realizada junto aos alunos, professores titulares e assistentes e coordenadores do curso. Após a análise dos dados os resultados sinalizaram para indicadores de qualidade significativos o que de certa forma derrubam o mito de que a qualidade é precária no Ensino à Distância.
author_additional Monteiro, Ierecê Barbosa
author_additionalStr Monteiro, Ierecê Barbosa
format Dissertação
author Lima, Sílvia Andréa Brandão de
author2 http://lattes.cnpq.br/0459533730230765
author2Str http://lattes.cnpq.br/0459533730230765
title Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.
title_short Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.
title_full Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.
title_fullStr Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.
title_full_unstemmed Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.
title_sort educação à distância: estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de ciência política da uea.
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3574
_version_ 1831969177502482432
score 11.753735