/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.
A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados. Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo q...
Autor principal: | Lima, Sílvia Andréa Brandão de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0459533730230765 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3574 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3574 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35742020-01-10T15:32:34Z Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. Lima, Sílvia Andréa Brandão de Monteiro, Ierecê Barbosa http://lattes.cnpq.br/0459533730230765 http://lattes.cnpq.br/7671831772363755 Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Quality Long-distance Education Sciences Politics ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados. Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo que seria não uma modalidade que substitua a educação presencial e sim uma alternativa de educação para o Brasil, atualizando conceitos e conhecimentos, auxiliando na permanente tomada de consciência dos profissionais sobre os avanços promovidos em suas áreas específicas e, principalmente, gerando processos continuados de acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade a milhões de cidadãos. Nesta discussão analisam-se os indicadores propostos como forma de averiguar a qualidade no processo pedagógico de EAD no curso de Ciência Política da Universidade Estadual do Amazonas, verificando-se: o apoio ao aluno e ao docente; a infra-estrutura; o desenvolvimento do curso e a avaliação do processo pedagógico. A coleta de dados foi realizada junto aos alunos, professores titulares e assistentes e coordenadores do curso. Após a análise dos dados os resultados sinalizaram para indicadores de qualidade significativos o que de certa forma derrubam o mito de que a qualidade é precária no Ensino à Distância. The education, today, requires alternatives to win the challenges to extend the productivity of the systems of education and the institutions of Superior Education, to guarantee quality of the education, to form professors adequately and to keep brought up to date them. In this search a process is had in the long-distance Education that would be a modality that substitutes the actual education and yes an alternative of education for Brazil, bringing up to date concepts and knowledge, not assisting in the permanent one taken of conscience of the professionals on the advances promoted in its specific areas e, mainly, generating continued processes of access to the knowledge accumulated for the humanity the millions of citizens. In this quarrel the considered pointers are analyzed as form to inquire the quality in the pedagogical process of EAD in the course of Science Politics of the State University of Amazon, being verified themselves: the support to the pupil and the professor; the infrastructure; the development of the course and evaluation of the pedagogical process. The collection of data was carried through next to the titular pupils, professors and assistants and coordinators of the course. After the analysis of the data we got resulted that they had signaled for significant pointers of quality what of certain form they knock down the myth of that the quality is precarious in long-distance ensign. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-22T22:11:07Z 2015-04-09 2008-10-13 Dissertação Lima, Sílvia Andréa Brandão de. Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA.. 2008. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3574 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Quality Long-distance Education Sciences Politics ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
spellingShingle |
Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Quality Long-distance Education Sciences Politics ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Lima, Sílvia Andréa Brandão de Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. |
topic_facet |
Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Qualidade Ensino à Distância Ciências Políticas Quality Long-distance Education Sciences Politics ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
description |
A educação, hoje, requer alternativas para vencer os desafios de ampliar a
produtividade dos sistemas de ensino e das instituições de Ensino Superior, garantir
qualidade da educação, formar adequadamente professores e mantê-los atualizados.
Nesta busca tem-se na Educação à Distância um processo que seria não uma
modalidade que substitua a educação presencial e sim uma alternativa de educação
para o Brasil, atualizando conceitos e conhecimentos, auxiliando na permanente
tomada de consciência dos profissionais sobre os avanços promovidos em suas áreas
específicas e, principalmente, gerando processos continuados de acesso ao
conhecimento acumulado pela humanidade a milhões de cidadãos. Nesta discussão
analisam-se os indicadores propostos como forma de averiguar a qualidade no
processo pedagógico de EAD no curso de Ciência Política da Universidade Estadual do
Amazonas, verificando-se: o apoio ao aluno e ao docente; a infra-estrutura; o
desenvolvimento do curso e a avaliação do processo pedagógico. A coleta de dados foi
realizada junto aos alunos, professores titulares e assistentes e coordenadores do
curso. Após a análise dos dados os resultados sinalizaram para indicadores de
qualidade significativos o que de certa forma derrubam o mito de que a qualidade é
precária no Ensino à Distância. |
author_additional |
Monteiro, Ierecê Barbosa |
author_additionalStr |
Monteiro, Ierecê Barbosa |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Sílvia Andréa Brandão de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/0459533730230765 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/0459533730230765 |
title |
Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. |
title_short |
Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. |
title_full |
Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. |
title_fullStr |
Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. |
title_full_unstemmed |
Educação à distância: Estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de Ciência Política da UEA. |
title_sort |
educação à distância: estudo de caso sobre a qualidade do processo pedagógico do curso de ciência política da uea. |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3574 |
_version_ |
1831969177502482432 |
score |
11.753735 |