Dissertação

SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química

O entendimento dos seres humanos sobre a natureza é baseado no conhecimento da Ciência. A Química é uma ciência de importância central para se tentar compreender os fenômenos que ocorrem em nosso redor. Entretanto, apesar da grande importância da referida ciência na vida cotidiana, é fato que a m...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Edson de Araújo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4611046818672891
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4816
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-4816
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-48162018-05-10T19:40:58Z SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química Silva, Edson de Araújo Souza, Gabriel Luiz Cruz de http://lattes.cnpq.br/4611046818672891 http://lattes.cnpq.br/2821352329397835 Software Educacional Ensino da Química Ensino de Ciências OUTROS O entendimento dos seres humanos sobre a natureza é baseado no conhecimento da Ciência. A Química é uma ciência de importância central para se tentar compreender os fenômenos que ocorrem em nosso redor. Entretanto, apesar da grande importância da referida ciência na vida cotidiana, é fato que a maioria das pessoas adultas, pouco se interessa ou, até mesmo, sente pavor quando a elas é pronunciada a palavra “química”. A falta de interesse desses indivíduos pode estar relacionada com uma má compreensão em torno de questões básicas acerca do assunto, isto é, acredita-se que a falta de interesse se inicia quando eles têm o primeiro contato com a disciplina de química, que na maioria das vezes ocorre precisamente durante o ensino médio. É possível que a explicação de alguns conteúdos da disciplina, efetuada por professores desprovidos de recursos didáticos mais atuais, esteja entre os fatores que mais contribuem para esse panorama. O estudo da geometria molecular, por exemplo, é um dos conteúdos que apresenta grandes dificuldades para a aprendizagem do aluno, devido a sua natureza abstrata. Com o intuito de contribuir como facilitador do processo de ensinoaprendizagem do conteúdo em questão, é que o presente projeto foi realizado. Nesse trabalho foi iniciado o desenvolvimento de um pacote de softwares educacionais que auxiliem os professores da disciplina de química do ensino médio. A partir da realização das atividades, foi desenvolvida uma ferramenta que pode auxiliar a explicação de conteúdos abstratos e difíceis de serem absorvidos pelos alunos quando abordados utilizando-se apenas dos meios tradicionais: livros, pincel e quadro. The understanding of much of the modern world is based on the knowledge of the sciences. In particular, chemistry is of central importance to understanding the phenomena which occur all around us. However, despite the importance of chemistry in everyday life, many adults have little interest or even feel frightened by the word "chemistry". The lack of interest of these individuals for the subject may be associated with a poor comprehension of the basic concepts in chemistry. This situation is initiated when they have their first contact with the discipline of chemistry, which in Brazil occurs during high school. It is possible that the explanation of some of the course contents made by teachers without state-of-the-art educational resources is among the factors that contribute to these difficulties. For instance, the study of molecular geometries presents several difficulties to the student due to its abstract nature. In order to make the teaching-learning process of this kind of content easier, it is necessary to ally the utilization of traditional teaching methodologies with more modern devices such as computers and educational software. The work presented was originally performed with the goal for directly helping teaching/learning purposes in high school chemistry. In this work, we present the elaboration, development and evaluation of a new free package of educational software. It is expected that the development provide a valuable auxiliary educational tool for high school chemistry teachers and students. In addition, the software developed can facilitate the teaching/learning process of abstract contents which are difficult to be taught/learned using only the traditional tools, e.g., books and black board classes. Não informada 2016-01-28T12:41:59Z 2014-07-31 Dissertação SILVA, Edson de Araújo. SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química. 2014 76f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4816 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Software Educacional
Ensino da Química
Ensino de Ciências
OUTROS
spellingShingle Software Educacional
Ensino da Química
Ensino de Ciências
OUTROS
Silva, Edson de Araújo
SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
topic_facet Software Educacional
Ensino da Química
Ensino de Ciências
OUTROS
description O entendimento dos seres humanos sobre a natureza é baseado no conhecimento da Ciência. A Química é uma ciência de importância central para se tentar compreender os fenômenos que ocorrem em nosso redor. Entretanto, apesar da grande importância da referida ciência na vida cotidiana, é fato que a maioria das pessoas adultas, pouco se interessa ou, até mesmo, sente pavor quando a elas é pronunciada a palavra “química”. A falta de interesse desses indivíduos pode estar relacionada com uma má compreensão em torno de questões básicas acerca do assunto, isto é, acredita-se que a falta de interesse se inicia quando eles têm o primeiro contato com a disciplina de química, que na maioria das vezes ocorre precisamente durante o ensino médio. É possível que a explicação de alguns conteúdos da disciplina, efetuada por professores desprovidos de recursos didáticos mais atuais, esteja entre os fatores que mais contribuem para esse panorama. O estudo da geometria molecular, por exemplo, é um dos conteúdos que apresenta grandes dificuldades para a aprendizagem do aluno, devido a sua natureza abstrata. Com o intuito de contribuir como facilitador do processo de ensinoaprendizagem do conteúdo em questão, é que o presente projeto foi realizado. Nesse trabalho foi iniciado o desenvolvimento de um pacote de softwares educacionais que auxiliem os professores da disciplina de química do ensino médio. A partir da realização das atividades, foi desenvolvida uma ferramenta que pode auxiliar a explicação de conteúdos abstratos e difíceis de serem absorvidos pelos alunos quando abordados utilizando-se apenas dos meios tradicionais: livros, pincel e quadro.
author_additional Souza, Gabriel Luiz Cruz de
author_additionalStr Souza, Gabriel Luiz Cruz de
format Dissertação
author Silva, Edson de Araújo
author2 http://lattes.cnpq.br/4611046818672891
author2Str http://lattes.cnpq.br/4611046818672891
title SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
title_short SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
title_full SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
title_fullStr SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
title_full_unstemmed SisMol3D: desenvolvimento de um Software Educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
title_sort sismol3d: desenvolvimento de um software educacional para o ensino de estruturas moleculares em química
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4816
_version_ 1831969347507060736
score 11.753735