Dissertação

O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural

A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os se...

ver descrição completa

Autor principal: Pinheiro, Itemar de Medeiros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5117
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-51172017-05-04T13:53:23Z O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural Pinheiro, Itemar de Medeiros Brito, Luiz Carlos Cerquinho de http://lattes.cnpq.br/1761394137576523 http://lattes.cnpq.br/7868389442607257 Formação Cultural Socialização Criança Sateré-Mawé Jogos e Brincadeiras Cultural Formation Socialization Child Sateré-Mawé Games and Plays CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais. The present research presents the socializing process and cultural formation on the play of the Sateré-Mawé child, basing on the empiric investigation in the Michilles island community at Maués/AM. Our main objective is to analyze the relationship of the play of the Satere-Mawé child with meanings of social and cultural behavior through childhood formation and pedagogical process of the local school. As specific objectives, we characterize and discuss the social and cultural relations between children and adults in both group perspectives; how children understand the playing and adults opinion about children formation. In addition, we analyze the social and cultural meaning of indigenous playing by considering it as a infantile cultural expression. Our methods were based on direct observation from field work along with open interviews, oral reports, photographs, and secondary references. Based on our results, we could conclude that the building process of the play of the Sateré children from Micheles Island reflects the daily routine, comprehension, experimentation, and cultural formation from the social activities into the thoughts of the community. At the same time, inside this process there is a rebuilding of the cultural heritance with intercultural relationships. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2016-07-29T12:46:23Z 2015-12-28 Dissertação PINHEIRO, Itemir de Medeiros. O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Formação Cultural
Socialização
Criança Sateré-Mawé
Jogos e Brincadeiras
Cultural Formation
Socialization
Child Sateré-Mawé
Games and Plays
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Formação Cultural
Socialização
Criança Sateré-Mawé
Jogos e Brincadeiras
Cultural Formation
Socialization
Child Sateré-Mawé
Games and Plays
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Pinheiro, Itemar de Medeiros
O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
topic_facet Formação Cultural
Socialização
Criança Sateré-Mawé
Jogos e Brincadeiras
Cultural Formation
Socialization
Child Sateré-Mawé
Games and Plays
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente pesquisa aborda o brincar como base do processo de socialização e formação cultural da criança Sateré-Mawé, tendo por base a investigação empírica na Comunidade Ilha Michiles em Maués/AM. Como objetivo geral, foi estudado o brincar das crianças indígenas Satere-Mawé refletindo sobre os sentidos e significados das diferentes manifestações sociais e culturais presentes na formação da criança e seus desdobramentos no processo pedagógico da escola local. Os objetivos específicos foram caracterizar e analisar as relações sociais e culturais entre as crianças tanto pelo olhar das próprias crianças sobre suas brincadeiras, como pelo olhar dos adultos acerca da formação da criança. Além disso, foi analisado o significado social e cultural das brincadeiras, entendendo-as como expressão das culturas infantis. Utilizou-se como processo metodológico a observação direta e participante com levantamento de fontes primárias por meio de pesquisa de campo. Foram utilizadas técnicas de entrevistas abertas, história oral, registros fotográficos, gravação de voz, diário de campo e levantamento de fontes bibliográficas. A partir dos resultados, podemos concluir que a construção do brincar das crianças Sateré da Ilha Michiles reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais.
author_additional Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
author_additionalStr Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
format Dissertação
author Pinheiro, Itemar de Medeiros
author2 http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
author2Str http://lattes.cnpq.br/1761394137576523
title O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_short O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_full O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_fullStr O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_full_unstemmed O brincar da criança indígena Sateré-Mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
title_sort o brincar da criança indígena sateré-mawé: elo entre a socialização e a formação cultural
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5117
_version_ 1831969397472755712
score 11.753735