Dissertação

O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa

Para compreender um conceito matemático é necessário saber articular as representações dele. No caso do conceito de função, para alcançar a articulação, os alunos devem ter um ponto de referência dentro do mar de terminologia abstrata no qual está imerso esse conceito. Algo que oriente suas interpre...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Jerson Sandro Santos de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9398786685141669
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5913
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-5913
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-59132018-03-14T14:24:22Z O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa Souza, Jerson Sandro Santos de Souza, Leandro de Oliveira http://lattes.cnpq.br/9398786685141669 http://lattes.cnpq.br/5133010305349485 Operacionalização da Definição Registros de Representação Engenharia Didática Aprendizagem Significativa. Conceito de Função CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Para compreender um conceito matemático é necessário saber articular as representações dele. No caso do conceito de função, para alcançar a articulação, os alunos devem ter um ponto de referência dentro do mar de terminologia abstrata no qual está imerso esse conceito. Algo que oriente suas interpretações de relações funcionais e una em um todo coerente todos os termos abstratos que orbitam o referido conceito. Acreditamos que o tal ponto de referência deva ser a definição de função. Não qualquer definição, mas uma que seja utilizada conscientemente como elo de ligação entre as demais representações, processo que denominamos de operacionalização da definição de função. Neste trabalho, objetivamos compreender se um ambiente de aprendizagem pautado na busca pela operacionalização da definição de função poderia favorecer a aprendizagem significativa desse conceito. Primeiramente, fizemos o levantamento de um quadro teórico geral acerca da tradição de ensino do conceito de função. O desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de função, as múltiplas representações e as dificuldades de aprendizagem desse conceito, bem como o processo de aquisição de conceitos por parte alunos foram o foco do levantamento bibliográfico, cujo objetivo era identificar alguns aspectos facilitadores da operacionalização. Em um segundo momento, três sequências didáticas baseadas nas variáveis levantadas nas análises preliminares, elaboradas e analisadas sob os pressupostos da Engenharia Didática, metodologia de pesquisa utilizada, foram aplicadas a vinte alunos de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus-AM. Os resultados das observações realizadas ao longo das sequências didáticas, da produção escrita dos alunos e da discussão de dois testes (um aplicado antes e outro depois das atividades) sugerem a evolução do uso da definição: de uma definição inerte, abandonada de qualquer raciocínio logo após enunciada, para uma definição operacional, utilizada como fonte orientadora do pensamento funcional. Concluímos que uma definição operacional pode ser considerada o elemento desencadeador do processo de aprendizagem significativa do conceito de função. To understand a Mathematical concept is necessary to know how to articulate its representations. In the case of the function concept, to achieve the articulation, students need a landmark inside the Abstract Terminology. Something leading their interpretations about functional relationship and connect in a coherent whole all the abstract terms that orbit the concept. We believe the landmark must be the definition of function. Not any definition, but one we can use consciously as a connecting link between other representations, this process is called Operationalization of the definition of mathematical function. In this work, we intend to know if a learning environment guided in the searching for operationalization of the definition of function can favor the meaningful learning of this concept. Firstly, we did a survey of a general theoretical framework about the tradition of teaching of function concept. The historical-epistemological development of the function concept, the multiple representations and learning disabilities of this concept, as well as the acquisition process of concepts by students were the focus of the bibliographic search, which aimed to identify some aspects enabler of the operationalization. Later, three didactic sequences based in the variable raised in the preliminary analyses, elaborate and analyzed under the conjectures of the Didactic Engineering, research methodology used, were applied to twenty junior high school students of a public school in Manaus-AM. The observation outcome accomplished during the didactic sequences, the writing production of the students and the argument of two exams (one applied before the activities and another after them) suggests the evolution of using of the definition: an inert definition, abandoned of any reasoning soon after been enunciated, to an operational definition, used as a guiding source of the functional thinking. In conclude that an operational definition can be considerated the primary element of the Meaningful learning process of the function concept. 2017-09-21T13:04:15Z 2017-06-28 Dissertação SOUZA, Jerson Sandro Santos de. O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5913 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Operacionalização da Definição
Registros de Representação
Engenharia Didática
Aprendizagem Significativa.
Conceito de Função
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Operacionalização da Definição
Registros de Representação
Engenharia Didática
Aprendizagem Significativa.
Conceito de Função
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Souza, Jerson Sandro Santos de
O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa
topic_facet Operacionalização da Definição
Registros de Representação
Engenharia Didática
Aprendizagem Significativa.
Conceito de Função
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Para compreender um conceito matemático é necessário saber articular as representações dele. No caso do conceito de função, para alcançar a articulação, os alunos devem ter um ponto de referência dentro do mar de terminologia abstrata no qual está imerso esse conceito. Algo que oriente suas interpretações de relações funcionais e una em um todo coerente todos os termos abstratos que orbitam o referido conceito. Acreditamos que o tal ponto de referência deva ser a definição de função. Não qualquer definição, mas uma que seja utilizada conscientemente como elo de ligação entre as demais representações, processo que denominamos de operacionalização da definição de função. Neste trabalho, objetivamos compreender se um ambiente de aprendizagem pautado na busca pela operacionalização da definição de função poderia favorecer a aprendizagem significativa desse conceito. Primeiramente, fizemos o levantamento de um quadro teórico geral acerca da tradição de ensino do conceito de função. O desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de função, as múltiplas representações e as dificuldades de aprendizagem desse conceito, bem como o processo de aquisição de conceitos por parte alunos foram o foco do levantamento bibliográfico, cujo objetivo era identificar alguns aspectos facilitadores da operacionalização. Em um segundo momento, três sequências didáticas baseadas nas variáveis levantadas nas análises preliminares, elaboradas e analisadas sob os pressupostos da Engenharia Didática, metodologia de pesquisa utilizada, foram aplicadas a vinte alunos de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus-AM. Os resultados das observações realizadas ao longo das sequências didáticas, da produção escrita dos alunos e da discussão de dois testes (um aplicado antes e outro depois das atividades) sugerem a evolução do uso da definição: de uma definição inerte, abandonada de qualquer raciocínio logo após enunciada, para uma definição operacional, utilizada como fonte orientadora do pensamento funcional. Concluímos que uma definição operacional pode ser considerada o elemento desencadeador do processo de aprendizagem significativa do conceito de função.
author_additional Souza, Leandro de Oliveira
author_additionalStr Souza, Leandro de Oliveira
format Dissertação
author Souza, Jerson Sandro Santos de
author2 http://lattes.cnpq.br/9398786685141669
author2Str http://lattes.cnpq.br/9398786685141669
title O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa
title_short O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa
title_full O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa
title_fullStr O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa
title_full_unstemmed O conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa
title_sort o conceito de função: da operacionalização da definição à aprendizagem significativa
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5913
_version_ 1831969540177657856
score 11.753735