/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM
O ensino de língua inglesa no Brasil está regulado pela Lei 9,394 de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), complementada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Língua Estrangeira no Ensino Médio, de 1999. Na esfera estadual, a Secretaria de Estad...
Autor principal: | Valdés, Ricardo Ernesto Cadena |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9509715833554611 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6062 |
Resumo: |
---|
O ensino de língua inglesa no Brasil está regulado pela Lei 9,394 de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), complementada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Língua Estrangeira no Ensino Médio, de 1999. Na esfera estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC-AM regula o ensino de inglês nas escolas públicas, através da Proposta Curricular de Língua Inglesa para o Ensino Médio, de 2012. Um dos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas é a coleção do livro “Take Over”, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Apesar de os dois materiais seguir as diretrizes da LDB e dos PCN, alguns professores da rede pública estadual encontram certo descompasso na hora de planejar as aulas, o que motivou a realização desta pesquisa, cujo objetivo é fazer a análise comparativa entre os dois materiais. O aporte teórico da pesquisa foi ancorado nos pressupostos dos documentos oficiais e em autores que são referência em políticas linguísticas, em abordagens, metodologias e teorias do ensino de inglês como língua estrangeira, em formação de professores e em livro didático. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Depois de fazer a análise comparativa entre os temas transversais sugeridos nos dois materiais, os conteúdos, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e os pressupostos teóricos de cada um deles, os resultados indicaram que o maior descompasso entre os dois está na temática dos textos a ser abordados em sala de aula como temas transversais, na sequência em que devem ser abordados os conteúdos, e nas habilidades comunicativas, diferentes da leitura de textos em língua inglesa, a ser desenvolvidas pelos educandos, o que permite concluir que ambos materiais parecem precisar de uma atualização. Entre tanto, há uma grande coincidência entre os pressupostos teóricos dos dois materiais e no desenvolvimento da habilidade de leitura, o que demonstra que o foco do ensino de inglês para o Ensino Médio nas escolas da rede pública do Estado está nas atividades de compreensão de leitura em língua inglesa, se bem é recomendável que dentre os temas sugeridos seja abordado o contexto sócio-económico-cultural dos alunos da rede pública estadual, para que as leituras sejam realmente significativas. No final do trabalho, ressalta-se a importância que tem o processo de formação inicial e continuada dos professores, quanto à utilização dos livros didáticos, a criação de um grupo de pesquisa relacionado com livros didáticos e é recomendado o ensino de inglês como língua estrangeira moderna, nas escolas da rede pública estadual, dentro de uma abordagem instrumental. |